Início » Aplicativos e Software » Falha no PicPay deixa app e site fora do ar nesta quinta-feira (3)

Falha no PicPay deixa app e site fora do ar nesta quinta-feira (3)

PicPay não funciona para pagar boletos, sacar dinheiro e fazer transferências via Pix; site caiu e exibe mensagem de erro

Felipe VenturaPor

O PicPay apresentou problemas nesta quinta-feira (3): o app não funcionava ao carregar transações, realizar pagamentos nem fazer Pix, dizendo que havia alguma falha na conexão à internet ou na autenticação do usuário. Além disso, o site estava fora do ar com a mensagem de erro “502 Bad Gateway”. Às 20h, a empresa afirmou ao Tecnoblog que “o aplicativo apresentou uma lentidão momentânea hoje mas está normalizado”.

PicPay ficou fora do ar (Imagem: Divulgação)

PicPay ficou fora do ar (Imagem: Divulgação)

PicPay fora do ar

Nos testes do Tecnoblog, o aplicativo exibia a mensagem de erro “ops! sem conexão” ou “verifique sua conexão”, como se o problema estivesse no acesso à internet — mesmo que ela esteja funcionando normalmente.

Dessa forma, não havia como pagar boletos, comprar créditos de celular, recarregar cartão de transporte (como o bilhete único) nem realizar transações via QR Code. Pior: o botão para fazer Pix simplesmente sumiu.

Além disso, ao acessar a carteira, pode surgir o aviso de que “algo inesperado aconteceu”. Quem tenta colocar dinheiro no PicPay vê o erro “usuário não autenticado”; ao fazer uma retirada, seja via transferência ou saque digital, também dá problema, e o app afirma que “ocorreu um erro ao carregar as informações”.

App da carteira digital exibe diversos erros (Imagem: Reprodução/PicPay)

App da carteira digital exibe diversos erros (Imagem: Reprodução/PicPay)

As queixas vêm se acumulando principalmente no Twitter, apesar de o DownDetector exibir um pico de reclamações no final da tarde. “Tá muito instável hoje e tá demorando cair o dinheiro de pagamentos”, diz um dos relatos. “Não consigo entrar na minha conta, dá erro inesperado”, afirma outro.

Também no Twitter, diversos usuários estão divulgando uma forma de ganhar dinheiro através do PicPay: trata-se do código promocional que rende R$ 10 para cada amigo que você convidar e que se cadastrar no aplicativo. O cashback só é concedido no caso de novos cadastros. Alguns suspeitam que a alta na demanda de acessos derrubou a carteira digital.

Queixas sobre o PicPay (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Queixas sobre o PicPay (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Site do PicPay exibe erro 502 Bad Gateway (Imagem: Reprodução)

Site do PicPay exibe erro 502 Bad Gateway (Imagem: Reprodução)

Atualizado às 20h13

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith (@john)

Vocês usam o PicPay com frequência?

Me atraíram quando estavam começando e existiam ações interessantes, como há alguns anos atrás em que de vez em quando apareciam 10 reais de volta na compra de determinado valor (às vezes pequeno) e eu comprava créditos na Steam, na época que ainda não cobravam uma taxa ridícula. Às vezes comprava crédito pra celular, mas essa função já existe no próprio Nubank e eu mesmo mudei meu plano, não tendo mais uso pra isso.

Depois disso perdi o interesse completamente na plataforma e desinstalei o app, pois nunca uso pra fazer transferências. Se alguém me manda algum valor lá eu instalo só pra rapidamente retirá-lo e desinstalo de novo.

imhotep (@imhotep)

Usei uma vez pra fazer uma compra. Também fiz uma recarga de celular.
Aí descobri que o cartão cadastrado só pode ser o físico, pois o virtual do meu banco altera o código de segurança de tempos em tempos e, ao contrário de cadastros como Netflix ou Uber, o PicPay pede os dados do código de segurança a cada compra, o que inviabiliza usar um cartão virtual.

Aí desisti do app e desinstalei.

https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942