Início » Jogos » Como jogar Worms Rumble [Guia para iniciantes]

Como jogar Worms Rumble [Guia para iniciantes]

Battle Royale 2.5D; saiba como jogar Worms Rumble e conheça os principais pontos para a luta das minhocas raivosas

Leandro KovacsPor

Tudo começou com um jogo de plataforma 2D por turnos, evoluiu para FPS 3D. Agora, as minhocas estão dinâmicas, assassinas e frenéticas nos mapas de plataforma 2.5D, com batalhas em tempo real. Veja abaixo como jogar Worms Rumble e prepare-se para entrar no game mais viciante da série.

Novo jogo da série Worms (Imagem: team17/Divulgação)

Novo jogo da série Worms (Imagem: team17/Divulgação)

1.Plataformas disponíveis

Worms Rumble é o novo game da série dos jogos da Team17. Essa versão do confronto de minhocas está disponível para 3 plataformas: Windows (PC), Playstation 4 e Playstation 5. O jogo é novo e foi lançado somente para essas opções, mas nada impede de que no futuro tenham versões para outros sistemas.

2.Requisitos mínimos e recomendados

Para jogar no PC, temos características que precisam ser levadas em conta para começar o game. Um computador na linha dos requisitos mínimos, roda bem o jogo. Alcançando os requisitos recomendados, traz uma fluidez melhor. Em alguns momentos, o jogo trabalha com muitas informações na tela.

ConfiguraçãoMínimoRecomendado
Sistema operacionalWindows 10 64-bitWindows 10 64-bit
ProcessadorIntel Core i5-2300 or FX-4350Intel Core i5-6600 or AMD Ryzen 5 1600
RAM4 GB8 GB
Placa de Vídeo2GB NVIDIA GeForce or 2GB AMD Radeon4GB NVIDIA GeForce or 4GB AMD Radeon

3.O que é 2.5D em Worms Rumble?

O conceito de 2.5D é algo que simula o 3D, mas sem chegar a isso. Em Worms Rumble, nos cenários, o conceito de profundidade é percebido pelo jogador, mas a movimentação é restrita à plataforma que é bidimensional (2D). Resumindo, dá para dizer que o jogo é 2.5D pois tem elementos visuais em 3D, mas a jogabilidade é 2D.

Jogo de plataforma com gráficos 2.5D (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Jogo de plataforma com gráficos 2.5D (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4.Joystick é mais confortável

Nos consoles da Sony, todos já utilizam os controles para jogar. No Windows (PC) é possível jogar com mouse e teclado, mas o jogo é totalmente compatível com joysticks. Vou te dar uma dica, caso jogue no PC, utilize um controle, o jogo é bem dinâmico. 

Alguns momentos o jogador precisa pular, atirar, trocar itens, escalar parede, rolar para esquivar e tudo ao mesmo tempo, o teclado pode acabar “travando” os seus dedos no meio dessa confusão.

Configuração de Joystick (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Configuração de Joystick (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

5.Crossplay Worms Rumble

É bem interessante o game ser mais confortável de jogar com o controle. Esse fato impede que jogadores do PC ganhem alguma vantagem na movimentação dentro do jogo, como algumas reclamações nos FPS. 

É muito bom poder aproveitar o crossplay em ambos os Playstations e no PC, deixe ativado e não faltarão adversários. Ninguém terá uma vantagem substancial contra outra plataforma durante as batalhas. 

6.Gaste tempo no “treinamento”

O modo treinamento em Worms Rumble não é simplesmente um tutorial. Nesse cenário estão disponíveis todos os itens e armas do jogo, utilize para melhorar suas habilidades de combate, antes de enfrentar adversários reais ou para resolver deficiências encontradas durante as partidas.

O game envolve muitas ações ao mesmo tempo, de ataque e defesa, contra muitos jogadores, isso exige prática. Veja quais armas e combinações de itens funcionam melhor para você. Comece se adaptando aos comandos, depois teste e melhore suas movimentações em situações de combate real. 

Modo treinamento (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Modo treinamento (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Esse tempo no treinamento não será perdido, evitará frustrações e abandonos, ou dores de cabeça para aprender tudo isso “morrendo”, dentro das partidas online. Os adversários não tem pena de iniciantes, chegam e te matam o mais rápido possível.

7.Modo mata-mata vai te doutrinar

Já estando familiarizado e com uma boa movimentação, esse deve ser o seu primeiro modo de jogo. Aqui o jogador vai gastar a maior parte do seu tempo. O modo mata-mata é uma batalha Free for All entre 32 adversários, não existem aliados. Tudo que se mover e não for você, deve ser abatido. 

Vão existir situações em que 6 minhocas, ou mais, estarão na mesma área, atirando, pulando, jogando granadas. Nesse momento, você lembrará que o tempo gasto no modo treinamento valeu a pena. A sua movimentação irá para outro nível de complexidade, tão frenética quanto o Deathmatch de um jogo tipo Quake ou Doom.

8.Tá perto? Taco de baseball neles

O taco de baseball é uma das armas melee mais famosas da série. No meio da confusão em Worms Rumble, os adversários estarão atirando e pulando, vindo pra cima de você. É perda de tempo ficar tentando fugir e atirar ao mesmo tempo em adversários próximos, se estiverem ao seu alcance, pressione o botão de ataque corpo a corpo, geralmente 30 de dano por golpe, muito mais do que tiros no ar. 

Taco de baseball resolve de perto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Taco de baseball resolve de perto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Uma estratégia mais avançada que vale a pena treinar é correr pra cima do adversário, acertando alguns disparos e finalizar com o taco de baseball. O jogador eliminará inimigos mais rapidamente e não perde tempo com a movimentação.

9.Use passagens ocultas do mapa

Os mapas de Worms Rumble são muito grandes. Espalhadas por toda a extensão, existem passagens ocultas, que fornecem proteção temporária para atravessar áreas, à menos que encontre um adversário lá também.

Jogadores que estiverem fora da passagem, não conseguem ver quem está dentro. Mas, quem está oculto, visualiza tudo que está acontecendo do lado de fora. Muitos jogadores ficam na entrada das passagens, parados esperando uma vítima, não permitem a entrada do adversário pois estão bloqueando a passagem e não são vistos pelo inimigo.

10.Granadas são importantes

Se usadas com inteligência, são sim. São 3 tipos de granada, a verde comum, com explosão curta e baixo dano, a granada banana, com explosão curta, que gera novas explosões próximas e clássica granada “santa” que após o “aleluia” faz uma explosão imensa.

Granadas são importantes (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Granadas são importantes (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Por que devem ser utilizadas com inteligência? Se no meio do combate o jogador começar a atirar granadas para todos os lados, a chance de sofrer danos com elas é grande. Granadas fortes, principalmente a “santa” são ideais para jogar no meio do conflito de outras minhocas e destruir todos de uma só vez. A granada banana é mais efetiva em locais fechados e a verde você só arremessa se não tiver outra.

11.Battle Royale em Worms Rumble (trios e solo)

Agora, já está se movimentando de forma eficiente, eliminando adversários por tonelada, é hora do seu desafio mais estratégico. Diferente do mata-mata, onde a sua vida não importa tanto, nos modos de Battle Royale, ela é importante, é única na partida. 

Com alguns amigos, ou jogadores aleatórios (melhor se forem conhecidos), ande junto com o seu trio e faça ataques coordenados, não entre em matanças desnecessárias para acabar morrendo antes da hora. 

Escolha entre os 3 modos de jogo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Escolha entre os 3 modos de jogo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O modo solo é o mais difícil e indicado somente para jogadores mais experientes, são 32 adversários, cada um por si, até restar 1. É bem difícil, com apenas uma vida, eliminar tantos inimigos na partida, observe mais do que entre em combate, isso aumentará suas chances.

Essas dicas iniciais vão deixar o jogador preparado para saber como jogar Worms Rumble, esse jogo divertido e frenético das minhocas guerrilheiras. Bons jogos!

Com informações: Team17, Steam.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando