Google Podcasts ganha suporte a feeds RSS no Android, iOS e web

Adicionar programas ao Google Podcasts por RSS permite que o player seja mais plural, até mesmo para podcasts com acesso pago

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Podcasts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Podcasts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google começou a disponibilizar o suporte para adicionar podcasts por RSS dentro do Google Podcasts. A novidade aumenta a possibilidade de adicionar mais programas e vale tanto para a versão web, acessada a partir do navegador, como para os aplicativos no Android e iPhone, iPad ou iPod Touch.

Até esta mudança, o Google utilizava sua própria capacidade de buscas para encontrar podcasts. Eles então podem ser assinados e o ouvinte acompanha todos os episódios, recebe detalhes de cada um e até as notas em texto. A partir de agora uma nova forma de encontrar conteúdo pode ser utilizada: RSS.

Nos aplicativos para smartphones e tablets, basta tocar na aba “Atividade” (a terceira na parte inferior da interface, logo ao lado da lupa para pesquisa), depois em “Inscrições” e então nos três pontinhos que ficam no canto superior direito. Na web é mais fácil, bastando clicar nas três linhas do canto superior esquerdo e depois em “Adicionar por feed RSS” – é o mesmo nome da opção que aparece nos dispositivos móveis.

Podcasts podem ser adicionados via RSS (Imagem: reprodução/Google Podcasts)

Podcasts podem ser adicionados via RSS (Imagem: reprodução/Google Podcasts)

RSS no Google Podcasts faz assinatura automática

Neste momento você precisa do link para o RSS do podcast escolhido. A página seguinte já entrega informações dele e a assinatura é automática. Assim como já acontece com a assinatura feita do modo padrão (pela busca na pesquisa interna), os programas adicionados em um aparelho desta forma aparecerão nos outros que estão logados na mesma conta do Google.

Adicionar programas ao Google Podcasts por RSS é uma forma de inserir alguns podcasts especiais, como os que exigem pagamento para liberar a reprodução. Nestes casos o ouvinte precisa do link e, com ele adicionado, pode escutar em todos os seus dispositivos.

Eu testei por aqui na versão web, assim como no aplicativo para iPhone e a opção para adicionar o conteúdo por RSS no Google Podcasts estava disponível em todos. Testei em outra conta, no Android e a mesma coisa aconteceu. Ou seja: tá liberado, é só usar.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados