Google promete GPS mais preciso no Android graças ao Maps

Módulo no Android vai usar dados do Google Maps para identificar como prédios interferem em sinais de GPS

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App do Google Maps (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google vai utilizar dados 3D do Maps para tornar a localização mais precisa no Android. A ideia é evitar que o GPS erre o quarteirão ou o lado da rua quando um usuário inserir o endereço desejado. A melhoria será oferecida nas cerca de 3.850 cidades em que o Maps tem dados em três dimensões sobre prédios, incluindo algumas cidades brasileiras.

Em comunicado, o Google explicou que erros relacionados ao lado da rua ou ao quarteirão costumam acontecer em grandes cidades devido à alta concentração de prédios. O GPS envia sinais em linha reta de satélites para o celular, mas eles são desviados pelos edifícios e, com isso, não conseguem identificar a localização exata do usuário.

Para resolver o problema, a empresa vai aproveitar os dados tridimensionais que possui de grandes centros urbanos e analisar a interferência dos prédios. A tarefa será realizada pelo que foi chamado de “módulo de correções auxiliado por mapeamento 3D”, presente na API Provedor de Localização Fundido (FLP, na sigla em inglês).

O módulo consegue identificar os prédios que interferem nos sinais do GPS e oferecer as correções necessárias para a API apresentar o local com mais precisão. Além do GPS, desenvolvido pelos Estados Unidos, a solução do Google também é compatível com equivalentes da Europa, da Rússia, do Japão e da China.

Google compara mudança em imagens

As melhorias foram demonstradas pelo Google em imagens do trajeto feito por um pedestre em uma avenida com um Pixel 5. A linha amarela corresponde ao caminho realizado nas calçadas. A linha vermelha indica a posição até então apresentada no Android e a linha azul, mais próxima ao trajeto real, se refere à posição indicada com o módulo de correções.

Google demonstra mudança com módulo de correção (Imagem: Divulgação/Google)

Google demonstra mudança com módulo de correção (Imagem: Divulgação/Google)

A atualização que deixa o GPS mais preciso no Android foi liberada apenas para pedestres e, em breve, será oferecida para outros casos, incluindo motoristas. A melhoria está disponível para usuários do Pixel 5 e do Pixel 4a 5G. Os celulares já estão recebendo a segunda versão do módulo de correções, o que, segundo o Google, reduz os erros relacionados ao lado da rua em cerca de 75%.

Os ajustes também chegarão para os demais smartphones com Android 8 ou mais recentes. Eles já tem a primeira versão do módulo, que reduz erros em aproximadamente 50%. A expectativa é de que a nova versão seja liberada no início de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados