Início » Telecomunicações » Oi Fibra atinge 2 milhões de clientes e quer 94 novas cidades em 2021

Oi Fibra atinge 2 milhões de clientes e quer 94 novas cidades em 2021

Oi dobrou a quantidade de assinantes de internet por fibra em oito meses; operadora quer 4 milhões de clientes com FTTH em 2021

Lucas Braga Por

A Oi comemora a marca de 2 milhões de clientes da banda larga Oi Fibra, que se tornou o principal foco da empresa após o processo de recuperação judicial. Apenas em 2020, a operadora adicionou 1,3 milhão de acessos com tecnologia FTTH em 134 cidades. Para 2021, a meta é levar a fibra óptica para 94 novas cidades e dobrar a quantidade de assinaturas.

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra em Belo Horizonte. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

De certa forma, os números impressionam: em abril de 2020 a Oi atingiu 1 milhão de clientes; bastaram apenas oito meses para dobrar a base de assinantes com fibra óptica.

Outro número comemorado pela tele é a liderança nas adições líquidas. Considerando as grandes operadoras, a Oi obteve melhor desempenho nos últimos quatro meses com 581 mil novos acessos. A Claro conseguiu 477 mil contratos no período, seguida por Vivo (338 mil) e TIM (29 mil).

Dados de outubro da Anatel mostram que a Vivo ainda é líder nacional no mercado de fibra óptica, com 21,7%, seguida pela Oi, com 14,7%. No entanto, desconsiderando o estado de São Paulo, onde apenas a Vivo atua, a Oi fica no 1º lugar, com 20,5% dos acessos.

Apenas 20% dos clientes Oi Fibra vieram do cobre

O vice-presidente de clientes da Oi, Bernardo Winick, revela que apenas 20% da base de fibra da Oi são clientes migrados dos acessos xDSL, que utiliza a antiga rede de cobre. Isso significa que 80% dos acessos são novas assinaturas, de usuários de outras operadoras ou que não possuíam internet banda larga.

No entanto, vale lembrar que a fibra óptica ainda é a menor parte entre os acessos de internet fixa da Oi: dos 5,1 milhões de clientes de banda larga, 2,8 milhões continuam utilizando tecnologia xDSL. De acordo com a Anatel, a velocidade média desses contratos é de 10,07 Mb/s.

Oi quer 4 milhões de assinantes de fibra em 2021

Até o momento, a rede FTTH da Oi está apta para contratação em 9,1 milhões de domicílios (home passed) de 134 cidades brasileiras. A projeção da operadora para 2021 é avançar para algo entre 14,5 milhões e 15 milhões de casas cobertas. Serão 228 municípios com oferta de fibra óptica residencial, e a companhia considera suficiente para ter entre 3,5 milhões e 4 milhões de assinantes.

Projeções da Oi Fibra para 2021 (Imagem: Reprodução/Oi)

Projeções da Oi Fibra para 2021 (Imagem: Reprodução/Oi)

Para otimizar o crescimento, a Oi aposta no utilização da sua rede de fibra pré-existente que atende clientes corporativos. A operadora irá mudar os acessos de fibra ponto a ponto para tecnologia passiva (GPON/XGSPON), que permite atender mais clientes com a mesma infraestrutura.

A Oi reforça que, além das novas cidades, continuará ampliando a cobertura de fibra óptica nos municípios onde já possui alguma presença com a tecnologia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno (@bbcbreno)

Antes de querer novas cidades… arrume as atuais. Tem Oi Fibra na casa da minha mãe e tá deixando a desejar! Todo dia cai e tem dia q toda hora fica caindo… nem parece fibra! =/

Sempre tive péssimas experiências/relatos com a Oi. Mas como a Oi tava colocando cabeamento em fibra tudo novinho no bairro da minha mãe e era a única q oferecia fibra no bairro, resolvi dar um voto de confiança.