Início » Telecomunicações » Oi Fibra atinge 2 milhões de clientes e quer 94 novas cidades em 2021

Oi Fibra atinge 2 milhões de clientes e quer 94 novas cidades em 2021

Oi dobrou a quantidade de assinantes de internet por fibra em oito meses; operadora quer 4 milhões de clientes com FTTH em 2021

Lucas BragaPor

A Oi comemora a marca de 2 milhões de clientes da banda larga Oi Fibra, que se tornou o principal foco da empresa após o processo de recuperação judicial. Apenas em 2020, a operadora adicionou 1,3 milhão de acessos com tecnologia FTTH em 134 cidades. Para 2021, a meta é levar a fibra óptica para 94 novas cidades e dobrar a quantidade de assinaturas.

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra em Belo Horizonte. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

De certa forma, os números impressionam: em abril de 2020 a Oi atingiu 1 milhão de clientes; bastaram apenas oito meses para dobrar a base de assinantes com fibra óptica.

Outro número comemorado pela tele é a liderança nas adições líquidas. Considerando as grandes operadoras, a Oi obteve melhor desempenho nos últimos quatro meses com 581 mil novos acessos. A Claro conseguiu 477 mil contratos no período, seguida por Vivo (338 mil) e TIM (29 mil).

Dados de outubro da Anatel mostram que a Vivo ainda é líder nacional no mercado de fibra óptica, com 21,7%, seguida pela Oi, com 14,7%. No entanto, desconsiderando o estado de São Paulo, onde apenas a Vivo atua, a Oi fica no 1º lugar, com 20,5% dos acessos.

Apenas 20% dos clientes Oi Fibra vieram do cobre

O vice-presidente de clientes da Oi, Bernardo Winick, revela que apenas 20% da base de fibra da Oi são clientes migrados dos acessos xDSL, que utiliza a antiga rede de cobre. Isso significa que 80% dos acessos são novas assinaturas, de usuários de outras operadoras ou que não possuíam internet banda larga.

No entanto, vale lembrar que a fibra óptica ainda é a menor parte entre os acessos de internet fixa da Oi: dos 5,1 milhões de clientes de banda larga, 2,8 milhões continuam utilizando tecnologia xDSL. De acordo com a Anatel, a velocidade média desses contratos é de 10,07 Mb/s.

Oi quer 4 milhões de assinantes de fibra em 2021

Até o momento, a rede FTTH da Oi está apta para contratação em 9,1 milhões de domicílios (home passed) de 134 cidades brasileiras. A projeção da operadora para 2021 é avançar para algo entre 14,5 milhões e 15 milhões de casas cobertas. Serão 228 municípios com oferta de fibra óptica residencial, e a companhia considera suficiente para ter entre 3,5 milhões e 4 milhões de assinantes.

Projeções da Oi Fibra para 2021 (Imagem: Reprodução/Oi)

Projeções da Oi Fibra para 2021 (Imagem: Reprodução/Oi)

Para otimizar o crescimento, a Oi aposta no utilização da sua rede de fibra pré-existente que atende clientes corporativos. A operadora irá mudar os acessos de fibra ponto a ponto para tecnologia passiva (GPON/XGSPON), que permite atender mais clientes com a mesma infraestrutura.

A Oi reforça que, além das novas cidades, continuará ampliando a cobertura de fibra óptica nos municípios onde já possui alguma presença com a tecnologia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno (@bbcbreno)

Antes de querer novas cidades… arrume as atuais. Tem Oi Fibra na casa da minha mãe e tá deixando a desejar! Todo dia cai e tem dia q toda hora fica caindo… nem parece fibra! =/

Sempre tive péssimas experiências/relatos com a Oi. Mas como a Oi tava colocando cabeamento em fibra tudo novinho no bairro da minha mãe e era a única q oferecia fibra no bairro, resolvi dar um voto de confiança.

André (@andre00)

Serviço da Oi eu não quero nem de graça. Estão me ligando todos os dias para me oferecer essa maldita fibra. Se fosse qualquer outra empresa, pelo preço que estão oferecendo eu já teria assinado.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

O Oi fibra já chegou à minha cidade, mas não no meu endereço. Por outro lado, já tem algumas operadoras locais que substitui a Oi muito bem.

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

A Oi já tem potencial de 9 milhões de clientes na Fibra, o fato do XDSL ser o mais usado na operadora é por costume mesmo. A cobertura de Fibra é muito maior que a XDSL, aonde conheço poucos lugares que funciona a tecnologia, e quando tem, era difícil conseguir uma porta agora nem mais com porta disponível estão vendendo.

Diogo (@JackBauerAL)

Estou utilizando a Oi Fibra há 3 meses sem nenhum problema. Já vi algumas pessoas reclamando e as mesmas estavam dobrando suas fibras ópticas (o que é extremamente prejudicial e pode quebrar) e além disso, não estão utilizando um canal livre no roteador fornecido. Acredito que boa parte das reclamações são por fatores externos.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

acho que tu nunca saiu da capital, a Oi deve ter cobertura de pelo menos umas 1500 cidades de telefonia e ADSL, e só tem cobertura de fibra em 134 delas. Duvido que eles mantenham a rede de cobre ativa depois de alguns meses da fibra instalada, ou no máximo ela atende a telefones, não mais internet.

Queria que a Oi tivesse feito essa rede de fibra a uns 5 anos atrás, hoje dominaria o mercado.

Bruno Vieira (@Brunorvd)

Eu ate gostava do Velox na época, mas e a porcaria da conta que toda hora vinha coisa errada e tinha que ligar todo mês na maldita central telefônica e ficar horas no telefone pra resolver kkkkkkkkkkkkkkk.
Pois agora ninguém mais quer assinar OI (exceto quem não tem opção).

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

se a Oi trouxesse o plano de 50 Mbps por 79,90 pra minha cidade ia vender muito bem, já que aqui tu não assina fibra por menos de 99,00 por mês, e a maioria das pessoas só usam pro whatsapp mesmo.

Higo Ferreira (@higoff)

O problema da Oi é ter o filme MUITO queimado. Se eles me oferecem hj 500 Mbps pelo mesmo valor q pago em 100 em outra operadora, ainda assim eu não migraria.

Michel da Silva Soares (@Michel)

filme queimado?
tem lugar que a Oi ainda não tem fibra, tu acha mesmo a Oi consegue entregar os 35Mb que eles oferecem via DSL?

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

Moro no interior. Tentei ter ADSL, só funcionava em alguns bairros e toda vez que tentava adquirir, não tinha porta disponível. Hoje moro em um bairro mais afastado ainda e lá tem Fibra. As 134 cidades da Oi, são as maiores e muitas do interior. No ADSL somente no Centro dessas cidades e olhe lá, a maioria é cobertura Telefônica mesmo ou empresas e órgãos do governo. Esses 9 milhões de casas, superam e muito a cobertura da Oi no ADSL.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Não ter porta disponível não quer dizer que não tem cobertura, isso é bem comum de acontecer com a fibra também, já vi pessoal reclamando aqui desse problema com a Vivo.

Pra ver o tamanho da cobertura da Oi, hoje ela ainda tem 2,8 milhões de clientes em xDSL, sendo que no inicio de 2019 ela tinha 5,2 milhões de clientes, sendo que a cobertura dela hoje da fibra é de apenas 8,7 milhões de residências.

Lucas Macedo (@lucasmacedo)

Vocês falam tanto em ADSL, VDSL… Isso é coisa do passado.
Quem está conectado por cobre, está cancelando, por que o serviço é muito ruim. Onde tem fibra as pessoas estão contratando – aos milhares! A ponto da queda do cobre ser já compensada pelo crescimento da Fibra.

Screen Shot 2020-12-10 at 14.28.151398×874 95.3 KB
*Acessos Legado = Tudo menos fibra (incluindo xDSL)

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

O problema é justamente esse, muitos lugares sem fibra ainda, dependentes de xDSL. Nem falo tão mal do HFC, entrega boas velocidades de download.

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

No caso o Home Passed é cobertura e porta disponível, ou seja cobertura de 8,7 milhões de clientes.
Já na Telefonia se você tem 5 milhões de clientes, é porque você tem aquela cobertura mesmo, porque cada cliente é contado porque o limite da banda é muito maior. Se não tem porta é porque precisam reforçar a estrutura do armário para ter mais clientes, ou até construir um novo, isso sem contar na engenharia que existe para analisar a fiação, interferências e outros fatores.