Início » Aplicativos e Software » Como rastrear uma compra no Mercado Livre

Como rastrear uma compra no Mercado Livre

É possível acompanhar cada status do envio pelo site ou aplicativo; veja como rastrear uma compra no Mercado Livre

Amanda Machado Por

Acabou de comprar um produto no Mercado Livre? Saiba que é possível acompanhar todo o trajeto do produto até a sua casa. Normalmente, o próprio site envia uma notificação por e-mail ou pelo app, informando que o produto já foi enviado, mas se você está em dúvida e deseja ver mais detalhes, pode verificar todas as informações na sua conta pelo site ou aplicativo. Continue a leitura e saiba como rastrear uma compra no Mercado Livre.

caixa com o logo do mercado livre e a mensagem "olá, cheguei"
Como rastrear uma compra no Mercado Livre. (Imagem: Reprodução / Mercado Livre)

Tempo necessário: 5 minutos.

Basicamente, são 4 passos para conferir o status de uma compra no Mercado Livre:

  1. Faça login na sua conta do Mercado Livre

    Acesse o site oficial www.mercadolivre.com.br e entre na conta clicando em “Entre” no canto superior direito;página inicial mercado livre

  2. Clique em “Compras”

    Após fazer o login, clique em “Compras” no canto superior direito para ver todo o seu histórico de pedidos. Você também pode acessar essa mesma aba clicando no seu nome e selecionando a opção no menu suspenso que abre;

  3. Clique em “Ver compra”

    Na aba que aparece, você já consegue ver o status do pedido que deseja acompanhar, mas clicando em “Ver compra” é possível te mais detalhes de toda a compra;

  4. Veja as informações da compra

    Ainda na aba “Ver compra”, além de poder conversar com o vendedor por ali, também é possível ver detalhes do pagamento e do envio, e cancelar o pedido.

Compras recentes

Em caso de compras recentes, clicando no ícone de sino, no canto direito superior da página, ao lado de “Favoritos”, um menu suspenso de “Avisos” aparecerá e já será possível ver a atualização do seu pedido. Para ver as informações completas da compra, clique em em “Rastrear o envio”, assim você será redirecionado para a mesma aba de compras citada acima.

O menu “Avisos” permite acompanhar as comprar recentes. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Compras já entregues

Em compras antigas, já entregues, o botão “Comprar novamente” é adicionado abaixo do botão “Ver Compra”. Isso significa que o Mercado Livre entendeu que a compra já foi concluída e o produto chegou no destino. Caso tenha dúvidas sobre esse pedido, é só clicar em “Ver compra”.

Você pode comprar novamente um produto já entregue ou ver mais detalhes desse pedido. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Como ver o rastreio pelo app no celular?

Para acompanhar as etapas de entrega pelo aplicativo do Mercado Livre é bem simples. Basta acessar o app e, no menu no canto esquerdo superior, clique em “Minhas Compras” para ver a lista de todos os pedidos feitos pelo Mercado Livre, igual ao da versão web.

Clique no pedido que deseja rastrear e, em seguida, clique em “Detalhes do envio” para ter informações mais completas sobre o status da compra.

No aplicativo do Mercado Livre também é possível ver todas as informações de rastreio de uma compra. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Consigo rastrear minha compra pelos Correios?

Sim. As compras entregues pelos Correios geram um código de rastreamento que pode ser copiado nos detalhes da compra no site ou app do Mercado Livre e consultado no site. O Mercado Livre é sincronizado com o sistema dos Correios, por isso a informação que está lá é a mesma.

Depois que a compra foi entregue, consigo falar com o vendedor?

Consegue. Basta entrar em “Ver compra” no produto desejado para enviar mensagem ao vendedor.

Consigo alterar o endereço de entrega depois da compra?

Sim. Mas, caso o vendedor já tenha feito a impressão da etiqueta de envio, será necessário entrar em contato com ele para que uma nova etiqueta com o novo endereço seja impressa.

Joguei a nota fiscal da compra fora, consigo solicitar outra?

Sim. Dentro da aba de informações do produto, no lado direito da página, é possível baixar a nota fiscal em PDF e XML.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando