Início » Jogos » Como jogar Doom Eternal [Guia para Iniciantes]

Como jogar Doom Eternal [Guia para Iniciantes]

Confira nossas dicas essenciais de como jogar Doom Eternal, o FPS da id Software disponível para assinantes do Xbox Game Pass

Ronaldo Gogoni Por

Doom Eternal é a mais recente aventura da clássica franquia de FPS da id Software, que entrou no Xbox Game Pass em outubro de 2020. O jogo traz nosso velho amigo Doom Slayer, desta vez tendo que livrar a Terra de uma invasão demoníaca. Saiba como jogar Doom Eternal a seguir.

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

1. O que é Doom Eternal?

Doom Eternal é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) e uma sequência de Doom, o jogo de 2016 que reimaginou a franquia, um “soft reboot” e sequência dos jogos anteriores. Aqui, o Doom Slayer (também conhecido como Doomguy ou “cara do Doom”) volta à Terra após os eventos da aventura anterior, apenas para encontrar o planeta dominado por demônios e a humanidade quase extinta.

Nosso protagonista ranzinza e resmungão tem uma missão muito simples: exterminar todos os demônios que aparecerem pela frente e retomar a Terra.

2. Em quais plataformas está disponível?

Doom Eternal foi lançado em março de 2020 para PS4, Xbox One, Windows e Google Stadia, e em dezembro do mesmo ano para Nintendo Switch. Segundo a Bethesda, o jogo terá upgrade gratuito para PS5 e Xbox Series X|S em 2021, elegível para todos que comprarem o título nos consoles da geração passada da Sony e Microsoft.

3. Quais as configurações mínimas e recomendadas?

Por ser um jogo de fim de geração, a versão para Windows de Doom Eternal possui exigências de hardware mínimas intermediárias. O jogador precisa de pelo menos um processador com clock superior a 3 GHz e uma placa de vídeo com no mínimo 3 GB de RAM GDDR5, além de um sistema operacional de 64 bits.

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core i5 com clock de 3,3 GHz ou AMD Ryzen 3 com clock de 3,1 GHz Intel Core i7-6700K, AMD Ryzen 7 1800X ou superior
Memória RAM 8 GB 8 GB ou mais
Placa de vídeo nVidia GeForce GTX 1050Ti de 4 GB, GTX 1060 de 3 GB, GTX 1650 de 4 GB, AMD Radeon R9 280 de 3 GB, Radeon R9 290 de 4 GB ou RX 470 de 4 GB nVidia GeForce GTX 1060 de 6 GB, GeForce 970 de 4 GB, AMD RX 480 de 8 GB ou superior
Espaço em disco disponível 50 GB 50 GB
Sistema operacional Windows 7 de 64 bits Windows 10 de 64 bits

4. O Códice é seu amigo

Códice de Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

Códice de Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

O Códice (Codex) é um dos recursos mais importantes de Doom Eternal, porque ele cataloga informações importantes de todos os tipos de inimigos, incluindo seus pontos fracos e quais armas são mais eficientes. Conhecer bem seus adversários é essencial, ainda mais em um jogo com desafio frenético.

Uma boa dica adicional é usar o disparo de precisão do canhão pesado, em conjunto com as informações de inimigos no Códice, já que esse tiro é capaz de destruir pontos fracos com um único acerto.

5. Acumule armadura e vida

Acumular pontos de armadura e vida é importante para se manter vivo por mais tempo, e é bem simples de fazer. Para a armadura, use o lança-chamas para queimar grupos de inimigos, o que os faz conceder os pontos, e finalizá-los rapidamente, antes deles terminarem de queimar. Quanto maior o grupo e mais rápido se livrar deles, mais você incrementará sua armadura.

Para os pontos de vida, uma boa estratégia é “farmar” inimigos mais fracos, realizando execuções gloriosas com armas como o canhão pesado, ou o rifle de plasma. Uma execução bem feita concede vários pontos de saúde, e você poderá recuperar sua energia rapidamente.

6. Cuide bem de sua motosserra

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

As finalizações com motosserra fazem os inimigos concederem diversos tipos de munição, mesmo as que você não precisa. Para fazer bom uso desse recurso e economizar combustível, troque constantemente de armas.

Ao fazer isso, você poupa combustível para usar a motosserra apenas quando for necessário “farmar” mais munição, para recuperar o uso de todas as suas armas de uma só vez, ao invés de apenas uma e desperdiçar o resto das balas.

Ao mesmo tempo, evite pegar galões de gasolina quando o medidor estiver perto de preencher a primeira carga. Colete o item quando ambas estiverem vazias, ou quando a primeira estiver completa.

7. Vasculhe tudo

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

Doom Eternal (Imagem: Divulgação/id Software/Bethesda Softworks)

Os mapas de Doom Eternal são gigantescos e recheados de segredos, que vão desde itens colecionáveis (acima) a novos poderes. Para encontrá-los, é essencial ter a habilidade Item Finder na sua armadura, e ativar o Auto Map, uma reprodução 3D da região.

Alguns dos segredos são mais simples de encontrar, enquanto outros estão bem escondidos. Outros ainda precisam que o jogador resolva um puzzle para adquiri-los. Assim, sempre fique de olho em tudo. Se perdeu algum segredo, você poderá voltar à fase terminada com a Viagem Rápida.

8. Nunca fique parado

Jogar Doom Eternal parado é um convite ao desastre. O jogo pega pesado com quem não se movimenta em combate, porque os inimigos vêm de todos os lugares possíveis e imagináveis. A estratégia do “murinho” da série Gears of War, portanto, é a pior possível.

"Eu tenho a força (do unicórnio)!" (Imagem: Reprodução/id Software/Bethesda Softworks)

“Eu tenho a força (do unicórnio)!” (Imagem: Reprodução/id Software/Bethesda Softworks)

Apele para as coberturas apenas em último caso, e no geral, se movimente o tempo todo para dar cabo dos demônios, sempre aproveitando para usar as finalizações quando possível.

Com informações: PlayStation Blog.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando