Início » Jogos » Cyberpunk 2077 é lançado para PC, PS4 e Xbox One

Cyberpunk 2077 é lançado para PC, PS4 e Xbox One

Cyberpunk 2077 está entre nós e pode ser jogado nos consoles de antiga e nova geração, além de ter versão para PC

Felipe VinhaPor

Após uma longa espera e muitos adiamentos, Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4 e Xbox One. O jogo foi liberado para os usuários às 21h desta quarta-feira (9) e poderá ser jogado nos consoles a partir da meia-noite do dia 10 de dezembro, apenas algumas horas depois.

Keanu Reeves é um dos destaques de Cyberpunk 2077 (Imagem: CD Projekt Red/Divulgação)

Keanu Reeves é um dos destaques de Cyberpunk 2077 (Imagem: CD Projekt Red/Divulgação)

Anunciado em 2012, Cyberpunk 2077 é inspirado por um RPG de mesa chamado Cyberpunk 2020, criado por Mike Pondsmith, que atuou como consultor no desenvolvimento. O jogo é uma adaptação feita pelo estúdio CD Projekt RED, o mesmo responsável por The Witcher 3Gwent.

A produção de Cyberpunk 2077 foi um pouco conturbada no sentido de adiamentos e mudanças de plano. Já programado para sair na geração do PS4 e Xbox One, o jogo teria seu lançamento marcado para 16 de abril de 2020, mas foi adiado para 17 de setembro do mesmo ano.

Mais tarde, um novo adiamento surgiu: Cyberpunk 2077 fora remarcado para 19 de novembro e, por fim 10 de dezembro. Ao longo de sua produção, porém, tudo pareceu ter corrido bem, a não ser por relatos de “crunch” que ocorreram no estúdio, neste ano de 2020.

O “crunch” é uma prática comum, porém criticada, na indústria de videogames já há alguns anos. É basicamente a cultura de realizar diversas horas adicionais de trabalho dentro do estúdio, ultrapassando 10 a 15 horas de expediente por dia, para entregar o game polido e dentro do prazo.

A CDP chegou a prometer que não iria proporcionar a malfadada experiência a seus funcionários, mas não teve escapatória e o crunch foi necessário para terminar o jogo. Ainda assim, o último prazo de lançamento foi mantido, após tantos adiamentos.

A produção também foi marcada por momentos mais felizes, como a revelação de que o astro de cinema Keanu Reeves seria um personagem dentro do game, Johnny Silverhand, o que gerou grande comoção entre os fãs.

Cyberpunk 2077 entre nós

O review do Tecnoblog para o jogo já está no ar, em texto e em vídeo.

A autora Viviane Werneck destaca que “Cyberpunk 2077 te coloca na pele de um mercenário com muito a ganhar e perder na caótica, e cheia de oportunidades, Night City”.

O texto original diz ainda que “o jogo é denso, entupido de atividades para fazer, traz um ótimo equilíbrio entre narrativas que se complementam e se baseiam nas escolhas do jogador e bastante ação”.

Cyberpunk 2077 pode ser comprado em mídia física e também nas versões digitais, nas lojas dos consoles ou em sites como Steam e GOG, no caso de PC. O jogo é compatível com PS5 e Xbox Series X e S, mas versões dedicadas a estes consoles sairão em 2021, ainda sem data.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Almir Martins (@hidrON)

Daqui a pouco aparece no game pass.