Google Chrome 88 vai trazer mudanças para bloqueadores de anúncios

Desenvolvedores criticam novas limitações para aplicação de regras no navegador; Google quer aumentar privacidade e segurança

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Com o Chrome 88, o Google pretende melhorar a privacidade de seus usuários. Entre as ações previstas, está o controle maior sobre determinadas permissões de extensões do navegador – o que acabou acendendo um alerta para alguns desenvolvedores de bloqueadores de anúncios.

A nova versão do Chrome, prevista para janeiro de 2021, trará a interface de programação Manifest v3, que reunirá o conjunto de mudanças focadas em segurança. Ela poderá, por exemplo, limitar o número de regras que plugins podem aplicar uma determinada página da web durante seu carregamento.

Essa característica pode afetar diretamente os bloqueadores de anúncios, que utilizam essas regras para verificar identificar elementos do site e descobrir quando ele é proveniente de anunciantes.

Para alguns devs, a novidade poderia impedir que a execução completa de ações necessárias para a filtragem de publicidade em uma página da web. De acordo com criadores, essa limitação poderia ir especialmente contra as preferências dos usuários.

O Google não cedeu por completo. A empresa até aumentou o número de regras permitidas proposto inicialmente, mas argumentou que as restrições são necessárias para evitar o “abuso” de determinados plugins. Por mês, a companhia bloqueia mais de 1.800 uploads de extensões maliciosas.

Em resposta às críticas, o Google também afirmou que tem como um dos objetivos tornar o mais fácil possível para desenvolvedores atingirem seus objetivos com o mínimo possível de acesso aos dados de seus usuários.

Microsoft Edge também irá receber o Manifest v3

Além da enorme fatia de mercado do Chrome (63,5%, segundo o StatCounter), o Microsoft Edge, que é baseado no Chromium, também adotará o Manifest v3. A dona do browser esclareceu que reconhece o valor das extensões de bloqueio de anúncios, mas que acredita que a maioria das preocupações dos desenvolvedores haviam sido resolvidas.

De todo modo, as extensões que utilizam o Manifest v2 ainda funcionarão por pelo menos mais um ano – tempo o suficiente para que o Google resolva eventuais problemas com a sua nova interface de programação.

Com informações: Google, CNET e 9To5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados