Início » Jogos » Como jogar Control [Guia para iniciantes]

Como jogar Control [Guia para iniciantes]

Além da percepção física; veja como jogar Control e aprenda o básico sobre esse jogo cheio de mistério e arquétipos

Leandro Kovacs Por

Mistérios de um mundo alterado, essa é basicamente a definição de Control. Veja abaixo como jogar Control e se prepare para entrar em um mundo modificado, repleto de significados arquetípicos, a “materialização” dos estudos de Jung no universo virtual produzido pela Remedy Entertainment e publicado pela 505 Games.

Control é um desafio sobrenatural (Imagem: Control Oficial Facebook/Divulgação)

Control é um desafio sobrenatural (Imagem: Control Oficial Facebook/Divulgação)

Plataformas

O jogo de ação e investigação paranormal está disponível para Windows no PC, PS4, PS5, Xbox One e Series X/S. Todos os gamers da novíssima geração e anterior terão a possibilidade de entrar nesse universo onde a lógica conhecida é deixada de lado, em favor da exploração de capacidades mentais individuais e coletivas.

1.Requisitos mínimos e recomendados

Configuração Mínimo Recomendado
Sistema Operacional Windows 7 (64-bit) Windows 10 (64-bit)
Processador Intel Core i5-4690 ou AMD FX 4350 Intel Core i5-7600K ou AMD Ryzen 5 1600X
RAM 8 GB 16 GB
Vídeo NVIDIA GeForce GTX 780 ou AMD Radeon R9 280X NVIDIA GeForce GTX 1660/1060 ou AMD Radeon RX 580 AMD
DirectX Versão 11 Versão 12
Espaço 42 GB 42 GB

Control é um jogo bem exigente para rodar no PC Windows, mas o que poderíamos esperar de um game que recebeu títulos de melhor Arte e Design em premiações de 2019. Se quiser realmente jogar Control no PC, será necessário um pequeno investimento. Pelo menos, os donos de consoles estão salvos dessa situação.

Tela inicial de Control (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Tela inicial de Control (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2.Jogabilidade em Control

A mobilidade e liberdade da personagem principal em Control é o que faz ser um bom jogo de ação, deixando todo o background profundo da trama como suporte para essa liberdade. O jogo é completamente compatível com joysticks no PC, por isso, vamos mostrar os comandos básicos para controles. O modelo será do Xbox One, pois o console e PC Windows são da Microsoft.

Configuração de controle (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Configuração de controle (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Função Botão
Pular/Levitar (mais à frente) A
Correr Pressionar (Analógico esquerdo)
Atirar RT
Mirar/Arremesso Múltiplo (mais à frente) LT
Corpo-a-Corpo Y
Usar/Tomar/Trocar Arma X
Escudo (mais à frente) LB
Arremessar (mais à frente) RB
Evasão B
Alternar Agachar/Choque ao chão (mais à frente) Pressionar (Analógico Direito)
Ativar Mapa Direcional para cima
Alternar Lado da câmera Direcional para baixo
Alternar Caminhada (Livre para definição)

O que é essa expressão “mais à frente”? Bom, escrevi esse detalhe ao lado de funções nas quais, no início do game, o jogador não possui. Mas, irá aprender no desenrolar da trama.

3.Começe a jogar e absorva a experiência

Control é um jogo de ação, mas cheio de mistérios. Não fique se preocupando com o motivo da personagem estar naquele local, o que é o local, não se questione. Vá avançando, observando e absorvendo experiência pela exposição dos símbolos contidos no jogo.

O mundo de Control é uma realidade alterada (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O mundo de Control é uma realidade alterada (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Tudo dentro do Control é simbólico, mas nem sempre real. Lembre-se, o jogo tem fortes referências nas pesquisas do psicólogo Jung, que estudou profundamente a simbologia do subconsciente individual e coletivo humano.

4.Leia, ouça, veja todos os arquivos encontrados

O jogador começa a campanha sem saber nada, ou conseguindo entender muito pouco. Logo no início, encontram-se arquivos secretos da agência, vídeos e áudios, leia todos e interaja com essas mídias.

Arquivos contém informações importantes da história (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Arquivos contém informações importantes da história (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Em um mundo totalmente “às cegas”, as informações desses arquivos trarão uma faísca de conhecimento sobre o mundo que a personagem está investigando. É um outro conceito filosófico: em meio a escuridão da ignorância, somente o conhecimento traz a luz.

5.Derrotar inimigos recupera sua vida

Saindo das dicas comportamentais dentro do Control, seguimos com práticas que vão melhorar a movimentação e salvar sua vida. Os inimigos são, ou foram, pessoas corrompidas por essa energia estranha chamada “Ruído”.

Apesar da mobilidade e possibilidade da personagem, os danos em sua barra de vida são recorrentes e agressivos. Se estiver combatendo muitos inimigos comuns e precisa recuperar sua vida, parta para o confronto direto.

Quando mortos, eles liberam partículas de “saúde” que recuperam a personagem. Nesses momentos, derrotar alguns inimigos rapidamente pode salvar sua vida.

6.Aprenda a utilizar os objetos de poder

O jogador será exposto, no decorrer da história, aos objetos de poder. O que são eles? De acordo com o enredo, são objetos reais que foram criados com uma determinada intenção acumulada, e por isso afetam mundos “alterados” como os que a personagem entrará.

Objetos de poder trarão novos poderes para a personagem (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Objetos de poder trarão novos poderes para a personagem (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Cada objeto de poder, quando dominado, trará novas habilidades para a personagem — o que chamei acima de “mais à frente” — o primeiro é a pistola carregada por todo ou boa parte do jogo.

7.Lutas francas não são justas

Em oposição ao que disse sobre enfrentar inimigos “comuns” para recuperar sua energia, no caso de unidades especiais ou “chefes”, isso não se aplica. Os chefes são muito fortes, com poucos acertos te matam.

Primeiro "chefe" de Control, um ataque ele suga toda a sua vida (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Primeiro “chefe” de Control, um ataque ele suga toda a sua vida (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Por isso, será necessário utilizar toda a agilidade, coberturas e seus poderes de forma combinada para derrotar esses inimigos. Chefes em Control têm a mania de aparecer logo após a personagem adquirir um novo poder, por que será?

8.Neutralize e capture todos os pontos de controle

A jornada não é fácil, neutralizar esses pontos de controle trará a garantia de não retroceder no caso de algo dar errado nas investidas. Essa dica é valiosa, até entender como funciona a melhor estratégia para vencer chefes ou unidades especiais, muita coisa dá errada no processo. Garanta-se nos pontos de controle.

Resumindo

Control é um jogo sensacional que irá agradar todos os fãs de ação, mas os gamers que procuram histórias mais profundas e densas não ficarão desapontados. O jogo é muito rico, cheio de mistérios e segredos para serem revelados. Espero que tenha entendido um pouco como jogar Control. Fique aberto a todas as possibilidades deste mistério entre o mundo físico e a mente humana.

Com informações: Control.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando