Gmail agora pode editar documentos do Office em anexos de e-mail

Além da integração entre Gmail e Docs com arquivos Office, o Google disponibilizou um add-on para importar macros do Excel

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)
Google Docs em um iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google liberou uma atualização interna que aumenta consideravelmente a integração entre Gmail e Docs, permitindo assim a edição de documentos do Office que estão em e-mails, enquanto a extensão original do arquivo é preservada. A novidade também é capaz de fazer todo o trabalho em planilhas e apresentações de slides.

O Docs já podia ser utilizado para edição deste tipo de arquivo, mas o usuário precisava importar o documento para o Google Drive, para então poder editá-lo com a suíte de produtividade do gigante das buscas. Com a alteração desta semana a importação não é mais necessária.

Com isso o texto, planilha ou apresentação do Office que chega anexado ao e-mail é editado dentro do Google Docs, enquanto ele mantém o arquivo em sua extensão original e permite enviar a resposta diretamente do editor. Não é mais necessário baixar uma versão nova do documento para então anexar na resposta no Gmail.

Google libera maior interação entre Docs e Gmail (Imagem: divulgação/Google)

Google libera maior interação entre Docs e Gmail (Imagem: divulgação/Google)

Macros do Excel podem ser importados no Google Docs

Outra novidade anunciada é a possibilidade do Planilhas, dentro do Google Docs, importar macros feitas para o Excel. Enquanto a maior integração entre o editor de textos, planilhas e apresentações do Google é inserida de forma automática, trazer estas informações do Excel para o Docs exige um add-on instalado na conta do usuário ou da empresa.

A extensão faz o trabalho quase que de forma automática, já que uma checagem de compatibilidade é feita antes da importação. Se tudo der certo, ela pode ser inserida no Google Docs. Se alguma alteração for necessária, a ferramenta alerta o usuário e sugere o que é preciso ser feito.

O add-on para importar macros para o Planilhas já está disponível, mas a integração entre Google Docs e Gmail ainda será liberada aos poucos. A previsão do Google é de levar até 15 dias (a partir de 10 de dezembro) para que todos recebam a novidade.

Com informações: Google (1) e (2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados