Apple é processada pela loja de apps Cydia por “monopólio ilegal”

Cydia, loja de aplicativos para iPhones com jailbreak, abre processo nos Estados Unidos contra Apple por "monopólio ilegal"

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone tem recurso de lupa que amplia textos e objetos pequenos (Imagem: David Švihovec/Unsplash)
iPhone 6 com Cydia instalado (Imagem: attapontom/Pixabay)

O Cydia, peça fundamental para dispositivos com jailbreak, processou a Apple nesta quinta-feira (10). Aberta por “monopólio ilegal”, a ação dos responsáveis pela loja de apps não-oficial para iOS alega que a empresa norte-americana adota medidas anticompetitivas ao impedir outras formas para distribuir aplicativos no sistema.

Apple é processada pela loja de apps Cydia

Aberto na corte federal da Califórnia do Norte, o processo alega que a Apple adota práticas anticompetitivas a fim de impedir o funcionamento do Cydia em celulares e tablets da Apple, além do iPod Touch. Segundo os advogados, a Apple detém o monopólio da distribuição de aplicativos no iOS, o que acaba privilegiando a App Store.

“Não fosse pela aquisição anticompetitiva da Apple e pela manutenção de um monopólio ilegal sobre a distribuição de aplicativos iOS, os usuários hoje seriam capazes de escolher como e onde localizar e obter aplicativos iOS, e os desenvolvedores poderiam usar o distribuidor de aplicativos iOS de sua escolha”, diz o processo.

Em resposta ao Washington Post, a Apple afirma que não há monopólio, uma vez que o sistema compete com o Android, argumento que se aproxima da declaração dada em junho. A companhia ainda disse que exerce o controle para tornar o sistema mais seguro e impedir a disseminação acidental de malwares e afins nos dispositivos.

Esta, porém, não é a primeira vez que a Apple recebe questionamentos e queixas relacionadas à App Store. Em setembro de 2020, por exemplo, a Epic Games, criadora do Fortnite, processou a Apple após ter sua conta de desenvolvedor encerrada. A disputa judicial devido à taxa de 30% na loja de apps ficou para 2021.

O Cydia é uma loja de aplicativos lançada em 2008, antes mesmo da App Store, para o primeiro iPhone. Desenvolvido por Jay Freeman, também conhecido como Saurik, a lojinha marcou presença em dispositivos que passavam por processo de jailbreak para instalar softwares não aprovados e indisponíveis na App Store.

A ação judicial será analisada pela Apple, de acordo com Fred Sainz, porta-voz da companhia, ao jornal norte-americano.

Com informações: MacRumors e The Washington Post

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados