TIM cria divisão de redes neutras FiberCo de internet por fibra

FiberCo terá rede de fibra para atender TIM e outras empresas; operadora espera fechar contrato no começo de 2021

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos
Cabo de fibra óptica (Imagem: Cnippato78/Pixabay)
FiberCo será a empresa de fibra óptica da TIM (Imagem: Cnippato78/Pixabay)

A TIM manifesta interesse no modelo de redes neutras desde o início do ano, mas só agora que o assunto parece progredir. Em comunicado ao mercado divulgado na última quinta-feira (10), a companhia anunciou a criação da FiberCo, um “veículo aberto de infraestrutura de óptica”. A empresa buscar parceiros que se tornarão sócios da nova rede.

Com fibra óptica, FiberCo atenderá TIM e outras empresas

A criação da unidade isolada segue uma metodologia similar à adotada pela Oi, com a divisão estrutural da operadora de telefonia e a companhia de fibra. Dessa forma, a FiberCo atenderá a TIM e outras empresas.

O comunicado diz que a FiberCo “atuará no mercado de atacado podendo prover serviços de conectividade em fibra, de última milha e de transporte, para as operadoras do mercado, contando com a TIM como cliente âncora”.

O documento não menciona o termo “rede neutra”, mas essa definição já foi previamente utilizada por executivos da companhia. A TIM diz que a transação tem por objetivo acelerar o crescimento do negócio de banda larga residencial e permitir a adequada valorização de uma parte da infraestrutura da TIM.

O que ainda não ficou claro é se a rede atual de fibra da TIM Live irá migrar para o modelo neutro e poderá ser utilizada por concorrentes, como é o caso da InfraCo da Oi. Até o terceiro trimestre de 2020, a TIM tinha cobertura FTTH em 3,1 milhões de domicílios (home passed) de 30 cidades brasileiras.

No passado, a TIM revelou que recebeu diversas ofertas não-vinculantes de parceiros investidores e empresas interessadas na construção da rede. A expectativa da companhia é assinar contratos nos primeiros meses de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados