Correios compram R$ 14 milhões em aparelhos de raio-X para encomendas

Medida pretende ajudar a reforçar a segurança na chegada produtos internacionais ao Brasil, além de combater fraudes tributárias

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Raio-X dos Correios

Raio-X do CEINT/RJ (Imagem: Divulgação/Correios)

Os Correios pretendem reforçar a segurança para a entrada de objetos internacionais no Brasil. Para isso, a estatal investiu cerca de R$ 14 milhões em 59 novos aparelhos de raio-X para encomendas. As primeiras máquinas já foram instaladas no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo.

De acordo com os Correios, a medida se faz necessária devido à grande popularidade de compras em sites do exterior. Cabe lembrar que o chamado “mercado cinza” cresceu bastante no país nos últimos anos.

Ao chegar ao Brasil, os produtos importados precisam passar pelos Centros de Tratamento Internacionais (CEINTs) da empresa. Com a aquisição, a estatal aumenta em até quatro vezes a capacidade de inspeção de encomendas.

Maior segurança contra itens perigosos e proibidos

Os novos aparelhos de raio-X também permitem a visualização dos objetos em 2D, o que contribui para evitar a entrada de produtos perigosos e proibidos, como inflamáveis, drogas e armas.

De acordo com Marco Aurélio Montezuma, gerente da atividade de captação do CEINT/RJ, o maquinário também é capaz de conferir se o que foi declarado pelo remetente realmente é o que está presente no pacote. O sistema permite ainda o combate de fraudes tributárias – trabalho desenvolvido em parceria com a Receita Federal.

Em caso de irregularidades ao passar pelo equipamento, a encomenda é separada para uma análise mais profunda, o que inclui agentes da Polícia Federal e demais órgãos anuentes, como Anvisa e o Exército.

Ao ser aprovada, a encomenda é registrada no sistema dos Correios e é armazenada para aguardar o pagamento do Despacho Postal. Se a taxa não for quitada em até 35 dias, o objeto é devolvido ao remetente.

Com informações: Correios

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados