TIM vai conectar 1ª tornozeleira eletrônica 4G IoT do Brasil

Em parceria com Spacecom, TIM usa tecnologia NB-IoT e expande alcance da cobertura para equipamentos de monitoramento

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tornozeleira eletrônica - Spacecom
Tornozeleira eletrônica - Spacecom (Imagem: Divulgação/Spacecom/Megabox design)

A TIM anunciou, nesta sexta-feira (11), uma parceria com a empresa Spacecom para lançar a primeira tornozeleira eletrônica 4G IoT do Brasil. Os aparelhos utilizam rede Narrowband-IoT (NB-IoT), e são responsáveis pelo monitoramento de cerca de 51 mil pessoas em território nacional.

A tecnologia NB-IoT já é utilizada em outros setores, como o agronegócio. Ela permite que dispositivos de baixa complexidade, como sensores que monitoram temperatura, por exemplo, transmitam dados com maior cobertura em relação a uma rede móvel tradicional. O padrão também é adotado no exterior, em países como China e Estados Unidos.

De acordo com o comunicado da TIM, as tornozeleiras garantem alta segurança na transmissão e armazenamento de dados. A Spacecom argumenta ainda que a nova tecnologia permitirá aumentar o alcance dos equipamentos, o que pode auxiliar juízes na hora de emitir a sentença pelo uso do aparelho. Entre os usuários que usufruem do sistema de monitoramento da Spacecom estão pessoas sob proteção do setor de segurança pública, como vítimas da lei Maria da Penha.

A tornozeleira coleta e transmite informações de localização (GPS, Glonass, entre outros) por meio da rede 4G com tecnologia NB-IoT para os servidores da companhia de monitoramento. Os dados são obtidos em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Os aparelhos estão disponíveis para as secretarias de segurança público de SP, RJ, MG, GO, MT, MS, AC, RR, BA, CE, PE, PI, RN, PR e SC, e para a Justiça Federal de São Paulo, Paraná e do Rio Grande do Sul.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados