CD Projekt Red pede desculpas por bugs em Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 foi lançado com bugs e problemas no PS4 e Xbox One, mas produtora promete melhorias em 2021

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 8 meses
Cyberpunk 2077 saiu cheio de bugs e problemas (Imagem: Divulgação/CDP)
Cyberpunk 2077 saiu cheio de bugs e problemas (Imagem: Divulgação/CDP)

A produtora CD Projekt Red emitiu um comunicado onde pede desculpas para os fãs de Cyberpunk 2077 pelo lançamento problemático no PS4 e Xbox One. O jogo saiu na última semana, mas veio recheado de problemas, bugs e até falta de dublagem para o console da Microsoft. A promessa agora é de muito trabalho para corrigir estes erros.

O comunicado oficial publicado nas redes sociais de Cyberpunk 2077 começa, logo no parágrafo de abertura, pedindo desculpas por não terem mostrado as versões de PS4 e Xbox One antes do lançamento aos jogadores.

Isso de fato ocorreu. Em duas ocasiões, a CDP divulgou vídeos de como o game estava rodando nos consoles, mas apenas Xbox Series X/S, Xbox One X e na dupla PS4 Pro e PS5 – sem utilizar os “consoles base”, ou seja, PS4 e Xbox One, da geração passada, e sim suas edições mais poderosas.

Querendo ou não, isso escondeu os problemas encontrados por jogadores. E são muitos: desde o jogo simplesmente fechando a personagens e cenários que não carregam. Relatos foram publicados pelo Twitter, Reddit e foram vistos até pela redação do Tecnoblog, em suas partidas no console. No Xbox One (e também Series X/S), o jogo chegou a sair sem dublagem.

Vale lembrar que o jogo teve sua análise liberada apenas com a versão de PC, que representa nosso review escrito e em vídeo, publicado antes do lançamento e antes de também conhecer a verão para console. Mesmo nesta versão, alguns problemas envolvendo bugs foram vistos, e relatados em nosso conteúdo.

Muitos fãs chamaram a atenção para o fato de que Cyberpunk 2077 foi um game rodeado por denúncias de “crunch” – o nome dado ao trabalho extra e sem previsão de término na indústria de jogos. Além disso, o game chegou a ser adiado, pelo menos, em três ocasiões principais. Mesmo assim, o título saiu com grandes problemas.

Os problemas não impediram o sucesso inicial, porém: no lançamento o jogo vendeu oito milhões de cópias no mundo todo, o que pode ter somado cerca de US$ 500 milhões em vendas. Além disso, Cyberpunk 2077 ficou no topo dos mais vendidos no Steam neste mesmo período.

As correções

Uma primeira atualização foi lançada para todas as plataformas, trazendo algumas correções pontuais, incluindo a devolução da dublagem para o Xbox, mas não foi o suficiente.

Agora a produtora permite correções pelas próximas semanas. A primeira leva será dentro de sete dias. Em janeiro chega o Patch #1, em fevereiro o Patch #2. Segundo a CDP, os dois juntos devem corrigir grandes problemas do game no PS4 e Xbox One.

Leia o comunicado, na íntegra:

Como dito no texto, se o jogador preferir, é possível cancelar a compra e pedir reembolso pelo jogo em suas versões digitais ou física. No caso de física, a produtora indica procurar a loja onde ele foi comprado, mas quem não conseguir pode entrar em contato com eles em helpmerefund@cdprojektred.com.

Outro detalhe que merece ser reforçado é que as versões específicas de PS5 e Xbox Series X do jogo serão lançadas apenas em 2021, mas ainda estão em data prevista.

Receba mais sobre Cyberpunk 2077 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados