O Google assustou milhões de usuários nesta segunda-feira (14) que não conseguiam acessar diversos de seus serviços, incluindo Gmail, YouTube, Drive, Agenda, Maps, Meet e diversos outros. A empresa afirma que teve tudo isso aconteceu devido a um problema no sistema de login dos usuários; a pane durou quase uma hora, mas foi resolvida.
- Google Chrome torna mais fácil testar recursos experimentais
- Como adicionar extensões no Google Chrome [Plugins]
Gmail ficou fora do ar (Imagem: Reprodução)
O comunicado ao Tecnoblog explica o seguinte: “hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento”.
Como o sistema de autenticação ficou fora do ar, “os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período”. De acordo com a empresa, esse erro foi resolvido às 9h32. “Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro”, diz a nota.
Google ficou fora do ar
Google confirma pane em serviços (Imagem: Reprodução)
A maioria dos serviços deixou de funcionar. O Gmail não carregava na versão web e dizia que “sua conta está temporariamente indisponível”; isso faz mais sentido agora que o Google confirmou a falha no sistema de autenticação. É algo que também pode explicar o comportamento curioso do YouTube: ele ainda abria vídeos no modo anônimo do navegador, por exemplo.
Os sites do Google Drive, Fotos, Meet, Agenda e Play Store davam o erro 500 (erro interno de servidor). O Docs, Sheets e Slides pediam para recarregar a página ou tentar de novo mais tarde.
O painel de status do Workspace confirmou a falha nos seguintes serviços:
- Gmail
- Agenda
- Drive
- Documentos (Docs)
- Planilhas (Sheets)
- Apresentações (Slides)
- Google Sites
- Grupos (Groups)
- Hangouts clássico
- Chat
- Meet
- Google Vault
- Currents
- Google Forms
- Cloud Search
- Keep
- Tarefas
- Voice
- Google Analytics
- App Maker
- Maps
- Blogger
- Google Sync for Mobile
- Classroom (Sala de Aula)
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O restabelecimento até que foi bem rápido, mas fico me imaginando se as falhas atravessassem o dia…
Eu me apavorei aqui de manhã.
Pensei até que minha conta havia sido hackeada.
Só tranquilizei quando vi no Tweeter todo mundo comentando.
A pergunta é: eles vão indenizar as empresas que pagam por serviços como o G Suite e ficaram impossibilitadas de trabalhar?
Se tem um tipo de serviço que não pode cair de jeito nenhum e ter “mil redundâncias” é aquele do qual todos os outros dependem. Sem autenticação não existe mais nada. Espero que tomem ações para que essas indisponibilidades não ocorram mais.
1 hora sem o serviço funcionar fica naqueles 99% de promessa de disponibilidade do serviço.
Mas uma coisa é cair momentaneamente. Outra é cair por 45 minutos de uma vez só. Isso deve ter paralisado uma pá de empresa que usa os serviços.
Isso se chama SLA, se ele for de 99% por mês, isso significa que é aceitável o serviço passar até 7,2 horas fora do ar (se isso pode ser uma interrupção única ou varias tem de ler no contrato), assumindo um SLA melhor, de 99,8%, isso significa que o serviço pode ficar fora do ar por até 1 hora e 20 minutos, e raramente tu vai achar um SLA superior a 99,8%, a não ser que tu pague muito, mas muito caro mesmo.
Já leu o contrato com o google pra saber qual o nível de SLA quer tu tem?