Apple lança iOS 14.3 e macOS Big Sur 11.1 com novidades

iPhone, iPad, Mac e Apple Watch recebem atualização com suporte a fotos em ProRAW e mais privacidade na App Store

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apps para iPhone e Mac deverão ter “tabela nutricional” de privacidade na App Store (Imagem: Divulgação/Apple)
Apps para iPhone e Mac deverão ter “tabela nutricional” de privacidade na App Store (Imagem: Divulgação/Apple)

Nesta segunda-feira (14), a Apple atualizou o sistema operacional do iPhone, iPad, Mac e Apple Watch: o iOS 14.3, iPadOS 14.3 e macOS Big Sur 11.1 trazem suporte a fotos no formato ProRAW e aos fones de ouvido AirPods Max. Por sua vez, o watchOS 7.2 é compatível com o novo serviço Fitness+ de treinamento físico. Todos eles trazem uma tabela nutricional de privacidade na App Store.

O que há de novo no iOS 14.3 e macOS Big Sur 11.1?

Se você tem um iPhone mais antigo (6s, 6s Plus, SE original, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X), agora é possível espelhar a câmera frontal para tirar fotos.

E a partir de hoje, o iPhone 12 Pro e Pro Max podem tirar fotos no formato ProRAW, que guarda a imagem em RAW e permite aproveitar tecnologias da Apple como o Deep Fusion e Smart HDR.

Qualquer iPhone compatível com iOS 14.3 pode usar o app Fotos para editar imagens nesse formato; o mesmo vale para iPads com iPadOS 14.3 e computadores com Big Sur 11.1.

Nos três sistemas, o app TV ganhou uma aba que reúne as séries e filmes originais do Apple TV+. Eles também receberam suporte ao AirPods Max, fones de ouvido over-ear com cancelamento de ruído que custarão R$ 6.899 quando chegarem ao Brasil.

Além disso, pensando na privacidade, todos os aplicativos para iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch disponíveis na App Store precisam informar três categorias de informações:

  • dados usados ​​para rastrear você: incluem informações de contato, localização ou código de monitoramento;
  • dados vinculados a você: podem ser nome, idade, histórico de navegação no app e compras passadas;
  • dados não vinculados a você: podem ser dados de diagnóstico ou outro tipo de informação não-pessoal.

A Apple adicionou o recurso de Cardio Fitness ao watchOS 7.2: ele mede o VO2 máximo, ou seja, a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo é capaz de consumir durante um exercício físico, e notifica você quando o VO2 max aumentar ou diminuir ao longo do tempo. O Watch já conseguia fazer essas medições, mas agora é capaz de detectar valores mais baixos que antes exigiam um teste clínico.

Temos também suporte ao Apple Fitness+, serviço de condicionamento físico atrelado ao Apple Watch. Você seleciona um exercício e acompanha os treinos em vídeo através do iPhone, iPad ou Apple TV, em categorias como HIIT (treino de intervalo de alta intensidade), ciclismo indoor, ioga, dança, remo, corrida em esteira, entre outros. Isso está disponível nos EUA, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados