Início » Jogos » Como jogar Hades [Guia para Iniciantes]

Como jogar Hades [Guia para Iniciantes]

Veja dicas de como jogar Hades, um dos melhores lançamentos de 2020, e ajude Zagreu a escapar das profundezas do inferno

Diego Melo Por

Hades é um jogo estilo roguelike lançado em 2020 pela Supergiant Games, mesmos criadores de Bastion e Transistor. Com versões para Windows, macOS e Nintendo Switch, o game foi considerado um dos principais lançamentos do ano. Confira algumas dicas de como jogar Hades e ajude Zagreu, filho do próprio rei do submundo, a (tentar) escapar das profundezas do inferno.

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Hades (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

Como jogar Hades

1. Prepare-se para morrer

Hades é um game estilo roguelike de ação e RPG. Traduzindo: isso significa que, principalmente nas primeiras horas de jogo, você vai morrer bastante, mas também vai entender melhor as mecânicas ao ir aprimorando seu personagem.

As fases são sempre as mesmas, mas os inimigos que Zagreu enfrenta e os poderes que recebe de seus parentes do Olimpo são aleatórios. Cabe ao jogador montar a estratégia que melhor se encaixa com suas habilidades e armas para chegar o mais longe possível.

Embora morra frequentemente, a cada recomeço Zagreu pode usar os tesouros ganhos para melhorar atributos ou desbloquear novas armas, além de distribuir presentes aos outros personagens para receber algumas vantagens.

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Prepare-se para morrer (e se divertir) (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

2. Mantenha a calma e, se preferir, ative o Modo Deus

Essa dica é por experiência própria: se você também não tem o costume de jogar roguelikes, não se desespere. Em Hades, a morte faz parte da jogabilidade, e mesmo sendo frustrante às vezes, ela não deve te tirar do foco e muito menos atrapalhar a experiência do game.

Principalmente nas primeiras horas de jogo, foque em acostumar-se com a jogabilidade, entender as mecânicas de combate, os padrões dos inimigos, e experimentar as combinações de armas e habilidades. Além disso, cada tentativa é uma nova oportunidade de conversar com os personagens e conhecer mais sobre a história.

Se mesmo assim a situação estiver complicada, você pode ativar o Modo Deus nas configurações. Ele reduz o dano recebido pelos inimigos em 20%, e a cada ressurreição de Zagreu, aumenta essa quantidade em 2%, com resistência máxima de 80%.

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Disponível para PC e Switch (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

3. Colete as chaves ctônicas primeiro

Após terminar o combate e antes de partir para a próxima sala, você pode escolher qual prêmio poderá receber no próximo desafio. No começo, opte pelas chaves ctônicas.

Essas chaves servem para desbloquear novas armas e habilidades para Zagreu na Casa de Hades. Você dificilmente irá terminar o jogo na primeira ou segunda tentativa, então é importante focar em obter o máximo de vantagens possíveis antes de tentar derrotar Hades.

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Zagreu só quer sair da casa dos pais (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

4. Presenteie todo mundo pelo menos uma vez

Durante suas tentativas de escapar do inferno, você pode coletar, além de Ouro, outra “moeda” valiosa: Néctar. Ela também aparece como recompensa ao completar uma sala, e serve para ser dado aos moradores (ou frequentadores) da Casa de Hades, como Aquiles, Thanatos, Sísifo, além dos próprios deuses, como Zeus e Atena.

Ao presentar esses personagens pela primeira vez, você recebe uma Lembrança, que concede algum tipo de bônus a Zagreu, como mais vida, ouro, etc. As lembranças também possuem níveis, e quanto mais Néctar você der a um personagem, mais poderoso será o bônus, além de desbloquear novos diálogos para a história. Aliás, converse com todo mundo, sempre!

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Receba ajuda dos deuses do Olimpo (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

5. Escolha a arma com aura roxa e planeje suas tentativas

Você não precisa tentar terminar o jogo em todas as tentativas. Algumas vezes, você pode apenas coletar um determinado tipo de moeda, como Escuridão ou Ouro, para desbloquear alguma coisa útil. Em outras, essa mudança pode vir no meio da corrida, ao perceber que você será inevitavelmente morto.

De qualquer forma, não tenha medo de planejar uma corrida mais simples ou mudar de objetivo durante a tentativa. Nesses casos, escolher a arma com a aura roxa pode ser ainda mais útil. Ela garante bônus de coleta de Escuridão ao derrotar inimigos, que podem ser investidos em melhorias importantes no Espelho da Noite.

Como jogar Hades / Supergiant Games / Divulgação

Aproveite os bônus das armas (Imagem: Supergiant Games / Divulgação)

6. Compre atualizações úteis com o Empreiteiro

Como toda casa de família grande, a de Hades também está sempre em reforma. Zagreu pode investir as jóias e diamantes coletadas pelo submundo com o Empreiteiro. A maioria as atualizações são cosméticas, mas outras são bem úteis.

Não deixe de comprar a “Lista Profetizada das Pequenas Profecias”, uma lista de objetivos menores que, ao serem completados, fornecem recompensas bastante úteis. Outro upgrade recomendável é a “Coleção de Lembranças, Regional” que permite trocar as lembranças entre cada região do Submundo.

Resumindo

Hades é um jogo que recompensa o jogador pela habilidade e também pela persistência. Os gráficos são belíssimos, a trilha sonora é excelente, e também está totalmente traduzido para o português.

Mesmo que você não goste muito de roguelike, vale a pena experimentar, pois o game adiciona novidades ao gênero que podem agradar tanto veteranos quanto novatos. Bom jogo!

Com informações: Steam

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando