Pix Cobrança com QR Code para pagamentos futuros é adiado

Modalidade permitirá usar o Pix para emitir cobranças com vencimento, como uma espécie de boleto

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O Banco Central (BC) adiou a chegada do Pix Cobrança, ferramenta que estava prevista para começar a funcionar em 04 de janeiro. Com o novo calendário, a função que permite emitir um QR Code para pagamentos futuros passará a funcionar em 15 de março de 2021. A informação foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.

Pix Cobrança funciona como uma espécie de boleto

O Pix Cobrança para pagamentos com vencimento permite que empresas ou microempreendedores emitam uma fatura para débito posterior – de forma semelhante à emissão de um boleto, já com as informações de juros, multas e descontos. Em vez de código de barras convencional, a modalidade utiliza um código QR.

Atualmente, o Pix só permite gerar códigos QR para pagamentos imediatos, o que requer um saldo disponível em conta. O BC não explicou o motivo do adiamento.

Pix é gratuito para pessoas físicas

O Pix foi lançado no dia 16 de novembro e permite transações gratuitas entre pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, as instituições financeiras podem cobrar tarifas no envio ou recebimento de dinheiro.

O novo método de pagamento funciona 24 horas por dia e proporciona transações praticamente imediatas, com transações realizadas em até 10 segundos. Para conhecer mais sobre o assunto, leia 25 perguntas e respostas sobre o Pix.

Com informações: Agência Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados