Início » Carro » Zoox, da Amazon, anuncia carro autônomo para robotáxis

Zoox, da Amazon, anuncia carro autônomo para robotáxis

Robotáxi da Zoox tem capacidade para quatro passageiros, visual de carruagem e sistema bidirecional para manobras complicadas

Ana MarquesPor

A Zoox, empresa de carros autônomos comprada pela Amazon, revelou seu robotáxi após seis anos de desenvolvimento. O veículo é totalmente elétrico, acomoda até quatro pessoas e pode atingir velocidade de até 120 quilômetros por hora. O design lembra o de uma carruagem.

Robotáxi da Zoox

Robotáxi da Zoox (Imagem: Divulgação/Zoox)

Mas o carro da Zoox tem algumas particularidades – em parte, responsáveis pela demora que o projeto levou para sair da fase de protótipos mais sigilosos. Para começar, o robotáxi, que não tem nenhum volante, é capaz de dirigir bidirecionalmente: para frente, para trás e para os lados, com direção nas quatro rodas.

De acordo com a empresa, essa característica permite que o veículo faça manobras em espaços apertados e mude sua direção sem precisar dar marcha à ré, algo que cairia bem em cidades mais densas.

Sua bateria é um pouco maior do que as encontradas em veículos da Tesla, com capacidade para 133 kWh. Ela promete até 16 horas de autonomia.

Visão de longo alcance e conforto para passageiros

Para visualizar objetos a até 150 metros de distância, o robotáxi da Zoox conta com sensores LiDAR no topo, além de vários outros de radar e câmeras para garantir a segurança em caso de falha de um sensor. A empresa afirma que o conjunto é capaz de fornecer um campo de visão de 270 graus em cada canto.

Por dentro, o Zoox se distancia do visual futurístico mais frio e volta ao passado com assentos aconchegantes de tecido, que lembram uma carruagem. Neles, a fabricante escondeu os airbags.

Robotáxi da Zoox

Assentos e painel para controle de música e ar-condicionado do robotáxi da Zoox (Imagem: Divulgação/Zoox)

O carro também traz porta-copos, tapetes para carregamento sem fio e um painel sensível ao toque para controle de música, ar-condicionado e visualização da rota.

Com o projeto saindo do papel, a Amazon dá mais um passo em direção ao setor de transporte. A gigante do comércio eletrônico também tem participação na Aurora, empresa que recentemente adquiriu a divisão de carros autônomos da Uber.

Ainda não há informações quanto ao recebimento das permissões necessárias para a operação do robotáxi da Zoox em vias públicas nos Estados Unidos. Atualmente, a empresa testa o veículo em estradas privadas em Las Vegas, São Francisco e Foster City.

Com informações: The Verge e TechCrunch

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João M. (@RonDamon)

O começo do fim dos táxis que precisam de humanos. É até bizarro precisar q algum humano controle um veículo do ponto A pro B em pleno 2020.

Eu (@Keaton)

Se os taxistas tiveram um piti por culpa do Uber, agora sim eles surtam de vez… hahaha

Já prevejo nos próximos anos leis absurdas para proibir esse tipo de carro/serviço no Brasil…

Paulo Cesar (@Paulo_Cesar)

É a cara dos carros autônomos de WestWorld(Season3).

WestWorld deve ter se inspirado neles ou vice versa.

² (@centauro)

Não entendi o “é bizarro”.
Criar um sistema de direção autônoma para veículos para um ambiente urbano é um negócio bem complexo e até pouco tempo atrás sequer tinhamos máquinas com capacidade computacional pra realizar essa tarefa.

João M. (@RonDamon)

Na vdd é literalmente o msm carro, estavam fazendo merchan.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Confesso que fiquei feliz e preocupado ao mesmo tempo. hehehe

Acho 4 lugares um pequeno desperdício visto que a maioria das pessoas prefere ser transportada individualmente ou no máximo em duplas, mas é um problema fácil de resolver. Ansioso para viver nesse mundo ainda mais automatizado e digital.

Felipe (@Felipe1)

Então esse é o carro autônomo de nível 05 já podemos falar que é uma realidade ? meu sonho isso ser real