Chrome expande recurso que bloqueia anúncios pesados

Função impede que anúncios abusivos consumam muitos recursos (como bateria e plano de dados) do seu dispositivo

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chrome bloqueia anúncios pesados (Imagem: Reprodução)

Chrome bloqueia anúncios pesados (Imagem: Reprodução)

O Google está liberando o recurso que bloqueia anúncios pesados no Chrome para mais usuários. A função, anunciada em maio deste ano, seria lançada em agosto com objetivo de melhorar a experiência de uso do navegador – mas foi adiada, e somente alguns usuários começaram a recebê-la em setembro.

O mecanismo nativo do Chrome limita anúncios abusivos ou não otimizados. Com isso, o Google pretende impedir que esses ads consumam recursos do seu dispositivo em excesso, como a bateria e o seu plano de dados.

Entre os critérios estabelecidos pela empresa para o bloqueio, está o uso de mais de 4 MB de largura de banda de rede. Anúncios que excedam 15 segundos de uso da CPU em qualquer período de 30 segundos, ou 60 segundos do uso total da CPU também serão limitados.

Nesta segunda-feira (14), o site BleepingComputer notou que mais pessoas estão recebendo a função em seus computadores e celulares com Android. Nós testamos aqui, no Tecnoblog, e verificamos que o recurso já está disponível para o nosso editor, Felipe Ventura. Nos meus dispositivos, no entanto, o Chrome ainda não habilitou a funcionalidade.

Chrome bloqueia anúncios pesados para mais usuários (Imagem: Reprodução/@armandoalves via Twitter)

Chrome bloqueia anúncios pesados (Imagem: Reprodução/@armandoalves via Twitter)

Você pode fazer o teste acessando o link heavy-ads.glitch.me e tocando em CPU – é necessário aguardar 30 segundos sem trocar de aba. Caso a função já esteja disponível em seu PC ou smartphone, será exibido o seguinte aviso: “Anúncio removido; o anúncio usava muitos recursos do seu dispositivo, por isso, ele foi removido pelo Chrome”.

Com informações: BleepingComputer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados