Início » Jogos » Como jogar Ghost of Tsushima [Guia para Iniciantes]

Como jogar Ghost of Tsushima [Guia para Iniciantes]

Aprenda como jogar e dominar Ghost of Tsushima, um dos melhores jogos do ano de 2020, lançado exclusivamente para PS4 e PS5

Ronaldo Gogoni Por

Ghost of Tsushima foi um dos grandes lançamentos do ano de 2020 em games, exclusivo para PS4 e PS5. O jogo conta a jornada de Jin Sakai, um jovem samurai que abandona tudo em que acredita para se tornar um guerreiro implacável, a fim de proteger seu povo e expulsar os invasores de seu lar. Confira a seguir como jogar Ghost of Tsushima.

Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment) / como jogar Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

1. O que é?

Ghost of Tsushima é um jogo de ação e mundo aberto desenvolvido pela Sucker Punch, um dos vários estúdios internos da Sony Interactive Entertainment. A trama é ambientada no Japão feudal, e traz uma história original mesclada a acontecimentos reais, no caso, a primeira invasão mongol ao país, em 1274.

O protagonista é Jin Sakai, um dos vários samurais derrotados pelos invasores mongóis (e um dos poucos que sobreviveu), graças à etiqueta dos guerreiros japoneses que não é adequada para enfrentar adversários sem apreço por formalidades, e que pilham e destroem tudo em seu caminho.

Jin se vê forçado a abandonar o caminho do samurai e adota métodos de combate mais furtivos, sorrateiros e até mesmo desonrados. Assim, ele se torna o “Fantasma”, um guerreiro que fará o que for preciso para salvar seu povo, libertar sua ilha e expulsar os mongóis.

2. Onde jogar Ghost of Tsushima?

Ghost of Tsushima foi lançado no dia 17 de julho de 2020 como um título exclusivo PlayStation, disponível para PS4 como um dos dois jogos de fim de geração, sendo o outro The Last of Us Part II. Ele também pode ser jogado no PS5, através do recurso de retrocompatibilidade do novo console, com recursos gráficos melhorados.

Por ser um título desenvolvido por um estúdio interno da Sony, Ghost of Tsushima não deverá ser lançado para outras plataformas, ao menos não num futuro próximo, mas pode vir a aparecer pelo menos no Windows, como aconteceu com Horizon: Zero Dawn.

3. Domine as técnicas samurai

Ghost of Tsushima (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Ghost of Tsushima (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Em Ghost of Tsushima, você terá à disposição uma série de técnicas de dois estilos distintos, mas que você poderá usar da maneira que achar melhor. As habilidades de samurai, por exemplo, são voltadas a combates frontais e ao “Confronto”, onde é possível desafiar um mongol para um duelo.

Ao avançar na história e cumprir missões secundárias, desafios e outros objetivos, você ganhará pontos que poderão ser gastos com habilidades. As do samurai envolvem golpes variados para conectar em combos, esquivas especiais, contra-ataques poderosos e a possibilidade de eliminar até 3 inimigos em um Confronto.

Jin possui 4 posturas, cada uma eficiente para um tipo de inimigo, e é importante dominá-las para saber quando alternar entre elas, ao enfrentar grupos de inimigos variados.

4. Use as habilidades do Fantasma

Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Como os mongóis não seguem etiquetas e lutam sujo, Jin possui um acervo de técnicas sombrias, as habilidades do Fantasma, que são muito parecidas com os métodos dos ninjas. Elas incluem sinos e bombinhas para distrair inimigos, bombas de fumaça para cobrir seus rastros, bombas aderentes, kunais para quebrar defesas e principalmente, a técnica de assassinato.

Este movimento é usado quando Jin se aproxima de um inimigo de forma sorrateira (stealth), seja por trás, pela grama alta ou por cima, usando telhados. Com ela, é possível eliminar de um a até 3 mongóis sem ser notado.

As habilidades do Fantasma são desbloqueadas conforme a história se desenrola, especialmente a poderosa Postura Fantasma (spoiler), que permite despachar inimigos rapidamente ao chocá-los.

5. Cumpra as missões secundárias

Há muito o que explorar em Ghost of Tsushima. Além das missões de história, há objetivos secundários como visitar os templos ocultos, encontrar os pequenos templos das raposas, salvar pessoas em apuros no mapa, que lhes concedem missões aleatórias e dicas, encontrar locais secretos como fontes termais, pontos de treinamento, skins para espadas e etc.

Ghost of Tsushima (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Ghost of Tsushima (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Há também as missões dos seus aliados, desafios específicos das técnicas lendárias e trajes especiais, locais onde Jin poderá praticar seus haikus (poesias) e receber bandanas, e etc. Em suma, explore tudo.

6. Fique de olho no mapa

Mapa de Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

O enorme mapa de Ghost of Tsushima marca pontos de interesse como templos, em que é possível aprimorar espadas e arcos, criar armaduras e comprar suprimentos, fontes termais, vilarejos e fortes dominados, templos, acampamentos de refugiados e etc.

Uma vez que um local é descoberto, é possível ir para lá com uma viagem rápida, o que economiza muito o tempo de deslocamento. E é importante liberar vilarejos e fortes, pois eles revelam grandes porções do mapa.

7. Aproveite o modo Legends

Ghost of Tsushima: Legends (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions/Sony Interactive Entertainment)

Introduzido de forma gratuita, Ghost of Tsushima: Legends é o modo multiplayer cooperativo do jogo, onde é possível cumprir missões jogando online ao lado de outras pessoas. A história é original e separada da jornada de Jin, com personagens diferentes.

O jogador tem à disposição 4 classes de guerreiros e 2 modos de jogo, com missões cooperativas entre duplas ou um modo horda entre 4 jogadores, enfrentando ondas de inimigos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando