Início » Jogos » Como jogar FIFA 21 [Guia para Iniciantes]

Como jogar FIFA 21 [Guia para Iniciantes]

O jogo de futebol mais vendido no Brasil oferece muitas formas de se divertir. Saiba como dar os primeiros passos e jogar FIFA 21

Alvaro Teixeira Por

O FIFA, franquia de futebol da EA Sports, tradicionalmente oferece um leque de opções e diversas formas de se divertir no jogo. O game conta com versões para PC, Xbox (One, Series X|S), PlayStation (4 e 5) e Nintendo Switch. Se você quer saber como jogar FIFA 21 e escolher seu modo de jogo preferido, acompanhe a seguir.

FIFA 21 é a franquia de futebol da EA Sports (Imagem: Divulgação / EA Sports)

FIFA 21 é a franquia de futebol da EA Sports (Imagem: Divulgação / EA Sports)

1. O modo mais famoso: Ultimate Team

O Ultimate Team é a modalidade mais jogada de FIFA 21. Nesse modo, você tem a opção de formar seu próprio time, comprar e vender jogadores do mundo real que são representados por cartas, divididas em categorias básicas, como bronze, prata, ouro e especiais, cartas novas disponibilizadas de acordo com o momento em que vive o jogador na realidade.

Ao começar, você ganhará um time básico, formado por cartas de jogadores de bronze. A partir daí, vença partidas em modos offline ou online para ganhar moedas de jogo e conseguir comprar jogadores melhores no mercado de transferências. Lá, você pode comprar ou vender jogadores e itens como uniformes e escudos de times.

Conforme seu elenco melhora, seu time avança por divisões, ganha prêmios semanais cada vez maiores e pode disputar novos campeonatos que são abertos para jogadores que atingiram um bom nível, como a famosa Weekend League que, além de oferecer ótimas premiações, como jogadores raros e de overall alto, oferece a chance de disputar campeonatos oficiais da EA Sports, caso você consiga jogar muito bem.

Ultimate Team: Modo mais famoso do FIFA 21 (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

Ultimate Team: Modo mais famoso do FIFA 21 (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

2. Modo Carreira: Seja um manager ou um jogador

Quem nunca sonhou ou brincou de ser um jogador que se torna uma estrela dos gramados? Ou nunca pensou que poderia gerenciar um time melhor que seu técnico? No modo Carreira, você pode ter essa chance!

Aqui você escolhe se iniciará uma carreira como um jovem jogador promissor, que deve evoluir com o tempo ou um manager que precisa gerir finanças, elenco, táticas e conquistar títulos além de fazer do clube um gigante.

Como jogador, você pode personalizar a aparência do seu personagem e evoluir o mesmo através de treinos e uma série de objetivos a cumprir em campo que garantem pontos de habilidades. Aos poucos, seu overall irá crescer e você pode receber propostas de clubes maiores.

Como manager, você pode optar por um clube menor, com menos cobrança ou um clube maior, com exigências de resultados e títulos. Você irá administrar os treinamentos do time, esquemas, insatisfações no elenco e o sucesso financeiro do clube. É possível descobrir talentos de base, investir em jogadores jovens e contratar estrelas para aumentar a venda de camisas.

Modo Carreira: Seja um técnico ou um jogador (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

Modo Carreira: Seja um técnico ou um jogador (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

3. VOLTA: Freestyle e futebol de rua

Quadras de subúrbio, campos pequenos de rua e muita firula. O modo VOLTA estreou no FIFA 20, lembrando os tempos de FIFA Street. Aqui é possível criar sua equipe, jogar online e offline e ainda disputar uma forma de Ultimate Team própria dessa modalidade.

Você jogará em cenários variados, que contam com campos de terra em comunidades, quadras escondidas e precisará abusar de firulas e regras diferenciadas. A liberdade é presença forte no VOLTA.

No VOLTA, abuse de firulas (Imagem: Divulgação / FIFA 21)

No VOLTA, abuse de firulas (Imagem: Divulgação / FIFA 21)

4. Temporadas: Jogue com seu time preferido

O modo temporada é simples: escolha um time que gosta de jogar e entre em partidas online contra outros jogadores. O 1×1 te permite ir vencendo para subir de divisão, desde a décima até a elite de Temporadas, a primeira divisão.

A modalidade ainda conta com o co-op, no qual você e um amigo podem controlar um time ao mesmo tempo, contra outras duplas. É uma boa forma de jogar em equipe, conseguir algum entrosamento com seu parceiro e ainda evoluir o gameplay individual.

Escolha seu time e suba de divisão no Temporadas (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

Escolha seu time e suba de divisão no Temporadas (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

5. Pro Clubs: O modo mais próximo da realidade

Ser um jogador de futebol, jogar em sua posição preferida e fazer parte de um time. Essa é a dinâmica do Pro Clubs, a modalidade em que jogam até 11 jogadores contra 11, cada um em sua posição, incluindo o goleiro.

Ao iniciar, é necessário criar um personagem, como no modo carreira e ajustar a aparência, além de altura e peso, que influenciam na força e velocidade do jogador. No Pro Clubs, porém, você distribuirá os pontos de habilidade que irá ganhar nos atributos que deseja. Se você for um atacante, por exemplo, é bom colocar os pontos em finalização e força do chute.

No mínimo 2 pessoas precisam estar online para jogar e o modo conta com partidas improvisadas, em que dez jogadores são distribuídos aleatoriamente em dois times de cinco, como uma pelada, com partidas de liga e copa, em que você pode criar um time e convidar amigos para jogar ou entrar em um time criado e subir de divisões até a elite.

Pro Clubs: Jogue em uma posição, 11 contra 11. (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

Pro Clubs: Jogue em uma posição, 11 contra 11. (Imagem: Reprodução / FIFA 21)

6. Torneios e Campeonatos

É possível jogar offline, personalizar e criar um campeonato com regras próprias ou participar das diversas competições nacionais e continentais, como Libertadores e Champions League. É só escolher seu time e seguir rumo ao título!

Dica:

Há inúmeros treinos de habilidades no menu principal do FIFA 21 e você pode treinar e se familiarizar com os controles, caso esteja iniciando agora no game. Os treinos abrangem todos os aspectos defensivos, ofensivos e técnicos para você aprender a jogar.

Agora, é só entrar no mundo do futebol virtual e se divertir!

Com informações: EA Sports FIFA.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando