Início » Celular » Huawei lança HarmonyOS 2.0 Beta para celulares Android

Huawei lança HarmonyOS 2.0 Beta para celulares Android

Huawei libera HarmonyOS 2.0 Beta para desenvolvedores instalarem em seus celulares da marca chinesa com Android (EMUI 11)

Bruno Gall De Blasi Por

A Huawei deu a largada em seu sistema operacional para celulares. A companhia disponibilizou, nesta quarta-feira (16), o Harmony OS 2.0 Beta para desenvolvedores instalarem em smartphones e tablets da marca com Android de fábrica, como o Huawei P40 e o Huawei MatePad Pro, e prepararem seus próprios aplicativos para a plataforma.

Huawei Nova 5T (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Huawei Nova 5T (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Anunciado em setembro, durante a HDC 2020 (Huawei Developer Conference), o Harmony OS 2.0 é um sistema operacional voltado para toda a sorte de dispositivos, como televisões, relógios e afins. Agora, conforme prometido, a Huawei está disponibilizando o beta celulares aos desenvolvedores.

O HarmonyOS foi oficializado em agosto de 2019, após apresentação ao público. Segundo a Huawei, donos de celulares com EMUI 11 poderão trocar o Android pelo sistema chinês no futuro.

HarmonyOS 2.0 Beta (Imagem: Divulgação/Huawei)

HarmonyOS 2.0 Beta (Imagem: Divulgação/Huawei)

HarmonyOS 2.0 Beta chega a celulares da Huawei

A versão experimental do sistema operacional da Huawei começou a ser liberada nesta quarta-feira (16). Há duas maneiras de ter acesso ao beta do Harmony OS 2.0: através do DevEco Studio 2.0 Beta 3 ou solicitando o download para celulares e tablets da marca compatíveis. A instalação, após a recepção do convite por email, é realizada via OTA (over-the-air), como no Android.

Confira os dispositivos compatíveis com o beta, com seus respectivos modelos:

  • Huawei P40 (ANA-AN00) e P40 Pro (ELS-AN00);
  • Huawei Mate 30 (TAS-AL00), Mate 30 5G (TAS-AN00), Mate 30 Pro (LIO-AL00) e Mate 30 Pro 5G (LIO-AN00);
  • Huawei MatePad Pro (MRX-AL19), MatePad Pro 5G (MRX-W09) e MatePad Pro Wi-Fi (MRX-AN19).

Segundo a Huawei, o HarmonyOS 2.0 Beta estará disponível em mais smartphones em 2021. Além disso, o desenvolvedor poderá reinstalar o Android com a interface EMUI 11 no celular, caso queira, após a troca de sistemas. O processo, no entanto, pode apagar todos os dados salvos no telefone.

Com informações: Gizmochina e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando