GOG, da CD Projekt Red, desiste de lançar jogo que critica China

Devotion, jogo de horror de taiwan, teve seu lançamento suspenso no GOG após crítica de jogadores chineses

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Devotion teve lançamento suspenso no GOG (Imagem: Divulgação/Red Candle Games)
Devotion teve lançamento suspenso no GOG (Imagem: Divulgação/Red Candle Games)

A loja online GOG, administrada pela CD Projekt Red, desistiu de lançar o game Devotion na sua plataforma. Em 2019 o jogo foi acusado de ofender o presidente da China, Xi Jinping, por incluir uma referência ao Ursinho Pooh, personagem da Disney que virou meme no território, para fazer piada com o governo local.

Oficialmente a GOG não disse que a desistência de lançar o jogo esteja relacionada com a referência ao Ursinho Pooh, mas usuários no Twitter criticaram a mensagem publicada pela empresa nas redes sociais, citando a óbvia referência, com base no histórico do jogo.

Em sua postagem, a GOG informa: “Mais cedo anunciamos que o jogo Devotion estava chegando ao GOG. Após receber muitas mensagens de jogadores, decidimos não publicar o jogo na nossa loja”.

Pooh x China

Para quem não sabe, o Ursinho Pooh é uma figura oficialmente proibida na China desde 2017. O personagem foi usado como uma brincadeira, ao ser comparado o presidente Xi Jinping em diversas poses e situações.

As autoridades chinesas, incluindo Xi Jinping, não gostaram da ideia e proibiram o personagem em qualquer aspecto. Mesmo o longa-metragem Christopher Robin, de 2018, que traz Pooh como protagonista, teve seu lançamento proibido por lá.

Memes com o Ursinho Pooh não deixaram autoridades chineses felies (Imagem: Reprodução/BBC News)

Memes com o Ursinho Pooh não deixaram autoridades chineses felies (Imagem: Reprodução/BBC News)

Quando foi lançado no Steam, em 2019, Devotion recebeu o mesmo tipo de crítica que apresenta agora, por conter um pôster que fazia referência ao Ursinho Pooh. Na ocasião, o game também foi removido do Steam – e permanece banido até hoje – mesmo após a remoção do conteúdo via atualização.

Quem comprou o jogo, porém, pode baixá-lo quantas vezes quiser. Mas não é mais possível comprá-lo na plataforma da Valve. Agora, com o GOG, o título sequer chegou a ser lançado, impedido sua compra ou adição à biblioteca.

Devotion tem produção do estúdio Red Candle Games, de Taiwan. É um jogo de horror que foi elogiado na época que saiu, mas que encontrou resistência e críticas por conta da referência ao Ursinho Pooh.

Na época os produtores informaram que a referência foi incluída por acidente, mas de nada adiantou e o game permanece de fora das lojas online.

Com informações: GOG.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados