Facebook paga anúncio de jornal para criticar Apple e iOS 14

Mudança da Apple no iOS 14 oferece mais controle aos usuários sobre a coleta de dados feita por apps como o Facebook

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
app facebook icone iphone ios tecnoblog
Facebook no celular (Imagem: Tecnoblog)

O embate entre Facebook e Apple por conta de uma função de privacidade no iOS 14 tem um novo capítulo. A empresa de Mark Zuckerberg veiculou nesta quarta-feira (16) anúncios em alguns dos principais jornais dos Estados Unidos para sustentar que a alteração no sistema operacional prejudicará principalmente os pequenos negócios.

A mudança no iOS 14 vai exigir que os aplicativos tenham a permissão dos usuários para coletar dados durante a navegação em outros apps e sites. A regra, que vai impactar apps com acesso a muitas informações, como o Facebook, começaria a valer em setembro de 2020, mas foi adiada para o início de 2021.

Para se posicionar contra a nova regra, o Facebook exibiu anúncios no New York Times, Wall Street Journal e Washington Post com a seguinte chamada: “Estamos enfrentando a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares”. A campanha ainda inclui um texto com críticas à mudança no iOS 14.

O Facebook afirma que a restrição da Apple à coleta de dados fará as pequenas empresas registrarem, em média, uma queda de mais de 60% em vendas feitas a partir de anúncios.

“Embora a limitação de como anúncios personalizados podem ser usados impactam grandes empresas como nós, essas mudanças serão devastadoras para as pequenas empresas”, afirma o Facebook. “As pequenas empresas merecem ser ouvidas. Ouvimos suas preocupações e estamos com vocês”.

Facebook aponta prática anticompetitiva

Além dos anúncios, o Facebook publicou um comunicado em que detalha sua posição. A empresa afirma que a nova função no iOS 14 prejudica pequenos negócios e desenvolvedores que já estão com dificuldades em meio à pandemia do novo coronavírus, e afirma que a Apple aproveita o controle sobre a App Store para adotar práticas anticompetitivas.

O Facebook afirmou que a nova política da Apple “trata-se de lucro, não de privacidade”. A empresa alega que a mudança fará o faturamento da Apple aumentar de duas formas: com a plataforma de anúncios Apple Search Ads, que passaria a ser mais utilizada; e com apps que se tornariam pagos devido à perda na receita com anúncios e, por isso, estariam sujeitos à taxa da App Store.

A Apple não respondeu às críticas, mas já se posicionou sobre esse caso anteriormente. Em novembro, a empresa afirmou que o Facebook tem “desrespeito pela privacidade do usuário”. A companhia afirmou ainda que não é contra a publicidade ou a coleta razoável de dados, mas criticou o rastreamento invasivo sobre usuários.

Enquanto a função de privacidade no iOS 14 não entra em vigor, outras alterações feitas pela Apple detalham a coleta de dados dos aplicativos. Nesta semana, a App Store passou a mostrar as informações às quais os apps têm acesso. A página do Facebook exibe uma lista extensa de dados, o que deve fazer muitos usuários interromperem essa coleta assim que tiverem a opção.

Com informações: Bloomberg, The Verge.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados