Início » Aplicativos e Software » Facebook anuncia app Instagram Lite de 2 MB sem Reels e IGTV

Facebook anuncia app Instagram Lite de 2 MB sem Reels e IGTV

O Instagram Lite está temporariamente disponível apenas na Índia e oferece quase que a mesma experiência nos stories e feed

André FogaçaPor

O Facebook anunciou o lançamento de uma versão mais leve do Instagram, chamado Instagram Lite e focado para pessoas com pouco espaço no smartphone. Ocupando menos de 2 MB, a novidade deixa de lado alguns recursos da rede social como Reels e os vídeos mais longos do IGTV.

Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

A experiência de uso é basicamente a mesma que está presente no Instagram completo, especialmente para quem consome apenas stories e o conteúdo do feed. A interface muda e volta a ser a mesma antes da alteração de botões da barra inferior. Com isso, volta o botão para os likes e o responsável por criar novas publicações. O de câmera para os stories também retorna, só que neste caso para o canto superior esquerdo.

As alterações são resultado da ausência de alguns recursos, como a aba Comprar a Reels. O IGTV também não está presente no Instagram Lite. Mensagens diretas, fotos e vídeos continuam nesta versão, o mesmo vale para os stories e seus filtros.

Instagram Lite só está disponível na Índia

Neste momento apenas usuários que estão na Índia poderão baixar e instalar o Instagram Lite pela Play Store. Ainda não existe uma data para a chegada do app em outros mercados, mas certamente a expansão acontecerá em algum momento.

Mesmo sendo novo, a Play Store afirma que já foram realizadas mais de 5 milhões de instalações no mundo. Apenas por comparação, a versão completa do Instagram registra mais de 1 bilhão de downloads em todos os aparelhos – instalações contemplam apenas usuários que baixaram o aplicativo pela loja oficial do Google.

Outras novidades chegaram ao Instagram em dezembro, ao menos na versão completa do app e afetam todos os usuários. Elas incluem um movimento em parceria com o Facebook para remover fake news sobre vacinas da COVID-19, novo atalho nos Reels para comprar produtos dos vídeos e uma integração com o Twitter para postar tweets em stories de forma automática.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LengoTengo (@LengoTengo)

App: 2 MB
Cache: 2 GB

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Meu sonho não ter Reels e IGTV

Pedro Henrique de Campos Xavier (@cidopina)

Tô maluco ou esse app aí é só um atalho pra versão mobile do Instagram?

Schio ☭ (@Sckillfer)

Mensagens diretas, fotos e vídeos continuam nesta versão, o mesmo vale para os stories e seus filtros.

Onde que tem filtro nesse app? E incrível que continua com o mesmo problema de antes de retirarem da loja: parece demorar mais pra carregar o conteúdo online que a versão padrão