O que é TWS? [True Wireless Stereo]

Saiba o que é TWS (True Wireless Stereo), recurso de transmissão de som estéreo para fones de ouvido True Wireless, ou sem fios

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Pro (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Pro (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

A tecnologia TWS, de True Wireless Stereo, permite reproduzir som estéreo em fones True Wireless, aqueles que não possuem fios e se conectam via Bluetooth com fontes de áudio, como os fones da Samsung, Xiaomi e outros, que concorrem com os Apple AirPods. Neste guia, você vai entender o que é TWS e quais dispositivos são compatíveis.

O que é TWS?

TWS é a sigla de True Wireless Stereo, que em uma tradução menos literal, significa Estéreo (para Fones) Completamente Sem Fios. É uma tecnologia voltada especificamente para fones de ouvido True Wireless, que não possuem fios entre eles e a fonte de som, como o o Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Pro (acima) e modelos semelhantes.

Há dois formatos distintos, True Wireless Stereo (TWS) e True Wireless Stereo Plus (TWS+), com algumas diferenças entre eles.

1. True Wireless Stereo (TWS)

É o método de transmissão de áudio mais usado por fones de ouvido True Wireless. Nele, o sinal Bluetooth se conecta a um dos fones, que recebe os dados de áudio dos dois canais, direito e esquerdo. A seguir, o fone envia o sinal do outro fone para seu par.

Este método aloca apenas uma conexão entre o fone e a fonte de áudio, mas a fidelidade sonora é um pouco prejudicada.

Diferença entre True Wireless Stereo (TWS) e True Wireless Stereo Plus (TWS+) / Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Diferença entre True Wireless Stereo (TWS) e True Wireless Stereo Plus (TWS+) / (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

2. True Wireless Stereo Plus (TWS+)

O True Wireless Stereo Plus (TWS+) é uma tecnologia proprietária da Qualcomm. Trata-se e uma evolução do TWS, em que cada um dos fones True Wireless se conecta diretamente à fonte do áudio. Isso permite que cada um dos fones possa contar com o sinal de áudio correspondente com um mínimo de perdas.

Fones compatíveis com TWS+ oferecem maior fidelidade sonora, mas o recurso também depende de que a fonte de áudio seja compatível. Em celulares Android, a tecnologia foi introduzida pela Qualcomm a partir do processador Snapdragon 845, lançado em 2017.

No iPhone, o recurso se tornou disponível a partir da linha de 2018 (XS e XR).

Quais fones são compatíveis?

No geral, todos os fones True Wireless são compatíveis com TWS, mas nem todos suportam TWS+. Por questões de marketing, algumas empresas costumam se referir ao True Wireless Stereo Plus como True Wireless Stereo, a fim de destacar os produtos mais avançados.

E a Apple?

A Apple desenvolveu suas próprias soluções para os AirPods, seus fones True Wireless. Desde a primeira geração, eles contam com um recurso similar ao TWS+, que reconhece se o usuário está usando um ou dois fones, e distribui os canais de acordo.

Se o usuário está usando um, o som é enviado em modo mono; caso use os 2, cada canal é mandado para o fone correspondente.

Apple AirPods Pro (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As principais diferenças entre as gerações de AirPods residem no chip empregado. O modelo original usada o Apple W1, compatível com Bluetooth 4.2, enquanto os demais, como os AirPods Pro (acima) utilizam o chip Apple H1, com suporte a Bluetooth 5.0.

As vantagens do H1 sobre o W1 são a melhor autonomia (mais tempo de uso por carga) e um estojo que aceita recarga por indução, no padrão Qi.

TWS e TWS+

Por causa dos fones True Wireless serem todos parecidos, e por conta das decisões de marketing das fabricantes, há algumas diferenças importantes entre TWS e TWS+.

No geral:

  • Todo fone True Wireless é compatível com True Wireless Stereo (TWS);
  • Nem todo fone True Wireless suporta True Wireless Stereo Plus (TWS+).

Hoje, a grande maioria dos fones True Wireless (que não sejam AirPods) são compatíveis com True Wireless Stereo Plus, e permitem monitorar a conexão de ambos através do app dedicado, ou do sistema operacional do celular. Como vantagens, eles oferecem um melhor gerenciamento de energia, por dispensar a necessidade de um dos fones agir como retransmissor, e a possibilidade deles serem usados como fones mono.

Neste modo de uso, os sinais direito e esquerdo podem ser enviados para os dois fones, e assim, o usuário pode optar por usar apenas um deles, ou emprestar o segundo para outra pessoa e ambos ouvirem o mesmo conteúdo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fones de Ouvido na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados