Amazon testa alternativa à Starlink, da SpaceX, com internet de 400 Mb/s

A empresa conseguiu reduzir as dimensões e o peso da antena do Projeto Kuiper para cortar custos do terminal destinado ao cliente

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Protótipo de antena do Projeto Kuiper
Protótipo de antena do Projeto Kuiper (Imagem: Divulgação/Amazon)

O Projeto Kuiper, alternativa da Amazon à Starlink, da SpaceX, está em fase de protótipo, mas testes preliminares mostraram que o equipamento já fornece internet com velocidade de até 400 Mb/s – e deve ter melhor desempenho em versões futuras, de acordo com a empresa.

Na última quarta-feira (16), a Amazon completou o desenvolvimento inicial da antena para o terminal do cliente do Sistema Kuiper. Um dos objetivos da empresa é que esse terminal seja pequeno e acessível para levar internet a comunidades que hoje não são atendidas (ou são mal atendidas) no mundo inteiro.

Antenas de banda Ka

A estrutura da antena é baseada em arquitetura avançada, capaz de fornecer banda larga de alta velocidade e baixa latência em um formato menor e mais leve do que as anteriores. Trata-se de um equipamento que opera em banda Ka, que atua nas frequências mais altas e tem o mais espectro de banda, oferecendo maior qualidade e performance.

Para reduzir o tamanho e o peso da antena, a Amazon usou uma combinação de componentes digitais e analógicos que direcionam eletronicamente os feixes da banda Ka aos satélites.

Os testes do novo equipamento foram realizados com um satélite geoestacionário, mas a empresa deverá realizar outros eventos com satélites de órbita baixa – que é como ela pretende utilizar o serviço quando ele estiver disponível comercialmente.

Quando?

Em julho, a Amazon recebeu a aprovação para lançar 3.236 satélites em órbita terrestre baixa. A companhia de Jeff Bezos pretende investir mais de US$ 10 bilhões para concorrer com Elon Musk, mas ainda não há informações sobre quando o serviço chegará aos primeiros usuários reais.

A Starlink está mais avançada, realizando testes com clientes beta – embora prometa velocidades iniciais de 50 a 150 Mb/s.

Com informações: Amazon e Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados