Início » Jogos » Cyberpunk 2077 é removido da PS Store; Sony vai reembolsar jogadores

Cyberpunk 2077 é removido da PS Store; Sony vai reembolsar jogadores

Sony tira Cyberpunk 2077 da loja do PS4 e não se sabe quando ele volta; jogadores poderão pedir reembolso pela primeira vez

Felipe VinhaPor

Cyberpunk 2077 foi removido da PlayStation Store pela Sony. A empresa anunciou que o jogo ficará de fora da loja digital do PS4 e PS5 por tempo indeterminado, enquanto inicia uma grande campanha de reembolso – a companhia planeja devolver o dinheiro de todos que pedirem formalmente.

Cyberpunk 2077 saiu do ar na PS Store (Imagem: CDPR/Divulgação)

Cyberpunk 2077 saiu do ar na PS Store (Imagem: CDPR/Divulgação)

Uma polêmica envolvendo Sony e CD Projekt Red, produtora de Cyberpunk 2077, se iniciou nos últimos dias. Enquanto a CDPR pedia para que os fãs tentassem devolver o jogo e reaver o dinheiro pago, a Sony se recusou a aceitar reembolsos, seguindo os termos de uso da PSN e PS Store.

A dona do PS4 e PS5 foi duramente criticada por fãs em toda a rede, já que os reembolsos estavam funcionando de maneira mais prática nas plataformas Xbox, da Microsoft.

Tudo por conta do lançamento problemático que Cyberpunk 2077 encarou, com uma série de bugs, erros, gráficos mal feitos, em plataformas da antiga geração – PS4 e Xbox One bases. A CDPR chegou a pedir desculpas por ter, literalmente, escondido estas versões do game dos jogadores, antes de ele ter sido lançado.

Agora a Sony tenta reverter a situação e assumir a responsabilidade dos reembolsos, enquanto a CDPR tem que lidar com o jogo removido da PS Store. Não se sabe se o mesmo vai ocorrer na Microsoft Store.

Vale notar que, para a Sony e o PS4, este é um caso sem precedentes. É a primeira vez que isso ocorra na plataforma, em termos de jogos com grande campanha de reembolso e devolução digital.

Como pedir reembolso

A Sony criou uma página nova em seu site do PlayStation, feita exclusivamente para quem deseja pedir reembolso por Cyberpunk 2077clique aqui para acessar o link oficial.

Na página é lido o aviso que diz: “assim que confirmarmos que você comprou o Cyberpunk 2077 via PlayStation Store, vamos começar a processar o seu reembolso. A finalização do reembolso pode variar dependendo do seu método de pagamento e da instituição financeira”.

Ou seja, basta acessar o link para iniciar o processo. O sistema identifica se Cyberpunk 2077 foi comprado pela compra logada no site.

Não há instrução para quem comprou Cyberpunk 2077 na edição física, mas é possível tentar pedir reembolso na loja onde o game foi adquirido.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
18 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

C Emanuel B Laguna (@Max_Laguna)

Financeiramente falando, é melhor parar de vender que ficar reembolsando os consumidores.

Felipe Ferraro (@Felipepperoni)

Mas que papel~…

Este programa executou uma operação ilegal e será fechado

É tanto bug que travou aqui.
Piadas a parte, a CDPR está jogando na latrina toda sua reputação, esse jogo bugado, funcionários denunciando as condiçoes de trabalho…
Mano

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Pessoal tava comentando que Cyberpunk 2077 seria o jogo revolucionário dessa geração. Pelo menos já começou revolucionando a rigorosa política de reembolso da Sony ao fazer ela abrir essa exceção…

Pericles Cipriano (@Pericles_Cipriano)

Que vexame da CDPR, tô curtindo bastante o jogo no PC, mas nos consoles base estava inaceitável msm. Fora que a CD Project anunciou o reembolso mas não fez nenhum acordo com Sony e MS… Tá aí o resultado.

Winicius Leon Gonçalves (@Winicius_Leon_Goncal)

Péssimas, as decisões tomadas. Comprometeram sua imagem no mercado não só com os consumidores, mas com os profissionais desenvolvedores também. As consequências seriam críticas mesmo. Espero que sirva de lição para a empresa, que prometeu entregar um game revolucionário e ainda mais, que o entregaria somente quando o mesmo estivesse de fato pronto.

Maurício Martiniano (@mauriciomfilho)

Quero só ver a nota que a CDPR vai da amanhã (se comentar algo neh?!)

João M. (@RonDamon)

Ué, a Sony aprovou a entrada do jogo e agr tá chorando? Devia ter avisado isso antes de lançar.

Gigo CAP (@GigoCAP)

Mas onde que ela tá chorando? A matéria é pra falar justamente que ela vai fazer o reembolso.

E eu presumo que se a CDPR tivesse entrado em contato antes sobre esse tema, já ia ter hotsite pronto até antes.

Gigo CAP (@GigoCAP)

Brilhante a ideia deles de lançarem o jogo desse jeito.

Será que eles pensaram que só galera do Series S/X e PS5 que ia comprar nos consoles?

² (@centauro)

Detalhe que ao invés de fazer o reembolso automático pra todo mundo que comprou a Sony decidiu que o usuário ainda vai ter que ter o trabalho de pedir o reembolso manualmente.

Facilitar mas nem tanto, né? Porque não tem graça se for fácil demais, né?
A não ser que a intenção seja deixar marcado quem não pediu reembolso e disponibilizar de graça pra eles depois quando o jogo voltar à plataforma.

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

O problema maior é que a CD estava prometendo o jogo desde 2013 justamente para a oitava geração de consoles, e fizeram diversos adiamentos justamente para otimizar o desempenho do jogo. No final das contas fica completamente contraditório. O jogo está mal otimizado e nos consoles da oitava geração está impraticável a jogatina. Adiasse mais um ano então.

Andre Costa (@mr.luizandre)

A Sony retirou da loja pra ter haver mais vendas, acredito que quem já tenha possa continuar jogando numa boa. E quem não quiser continuar jogando pode pedir o reembolso.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

E eu só queria entender o motivo de fazerem tanto marketing em torno desse jogo antes de seu lançamento achando que seria revolucionário? O que ele teria de tão excepcional para chamar tanta atenção e gerar expectativa?

@Fabiofs

É que tem gente que quer jogar mesmo com bugs.

@Fabiofs

É que, em tese, ele é para ser um RPG excepcional, considerando todo o sucesso que The Witcher III fez, onde tudo que você fala ou faz no jogo influencia em tudo que ocorre, podendo ter vários finais diversos.
E como ele veio depois do The Witcher, todo mundo espera algo melhor e mais aprimorado.

Exibir mais comentários