Início » Jogos » Super Nintendo recebe mod com ray tracing em tempo real

Super Nintendo recebe mod com ray tracing em tempo real

Efeito presente na nova geração, ray tracing é adaptado para o Super Nintendo por meio de um chip especial ligado a cartucho

Felipe Vinha Por

Pode parecer pouco provável, mas alguém conseguiu criar uma demonstração 3D com ray tracing no Super Nintendo. O antigo console de 16-bit não é mais fabricado e tem várias limitações técnicas quando comparamos com aparelhos de hoje em dia, mas ainda há quem tente levar seu hardware ao máximo possível.

Ray tracing no Super Nintendo foi criado por Ben Carter (Imagem: Reprodução/Ben Carter)

Ray tracing no Super Nintendo foi criado por Ben Carter (Imagem: Reprodução/Ben Carter)

O ray tracing é um tipo de efeito que melhora luzes e reflexos encontrados dentro de um jogo. Janelas de vidro passam a refletir o ambiente, bem como poças de água, só para citar alguns exemplos mais básicos. O efeito é uma das principais atrações no PS5, Xbox Series X e Xbox Series S.

Para este caso, um programador chamado Ben Carter criou uma modificação, por meio de um chip chamado SuperRT, que o permitiu criar a demo no SNES, lançado em 1990, com o efeito gráfico de última geração.

Na verdade, o resultado do efeito não é fruto apenas do processamento do SNES, mas do chip, que foi fabricado por Carter e adicionado a um cartucho do console.

O resultado você confere abaixo:

Não é a primeira vez

O que Ben Carter fez não é exatamente inédito. A Nintendo já havia criado chips extras para alguns cartuchos no Super Nintendo, no passado. Jogos como Star Fox, Yoshi’s Island e Doom foram lançados com esta tecnologia, permitindo gráficos 3D no console – algo que, para a época, era praticamente impossível.

Ainda assim, o resultado é bem impressionante.

Em seu blog pessoal, o programador explica como pensou no processo e como chegou ao resultado. Há ainda algumas fotos de bastidores da criação e da sua mesa bagunçada, cheia de fios, resultado da experiência com a modificação.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando