Como cancelar uma transferência bancária

É possível cancelar uma transferência desde que ela não tenha sido concluída; entenda as diferenças que permitem a ação

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Caixa eletrônico
Caixa eletrônico para transferências (Imagem: Eduardo Soares/Unsplash)

As transferências bancárias facilitam o envio de dinheiro entre pessoas ou empresas. Muitas das vezes a movimentação é efetuada na mesma hora, chegando ao destinatário em segundos ou minutos. Porém, com a correria, é fácil errar um dado e fica a dúvida: tem como cancelar uma transferência?

Como posso cancelar a transferência bancária?

Nem todas as transferências podem ser canceladas. Há algumas diferenças em relação ao tipo da movimentação feita: entre Pix, TED ou DOC.

  • Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Pode ser considerado como a evolução do TED e DOC, já que a movimentação é efetuada em segundos mesmo fora do horário comercial ou dias úteis (exemplo, pode ser feita num domingo, às 19h).
  • DOC ou Documento de Crédito é uma movimentação financeira com limite de R$ 4.999,99, qual é efetuada no dia útil seguinte.
  • TED ou Transferência Eletrônica Disponível não tem limite de valor e é efetuada no mesmo dia desde que seja feita até às 17h do dia útil. Em finais de semana, feriados ou após às 17h, o valor será enviado no dia útil seguinte.

Quais transferências podem ser canceladas então?

DOC e TED, com algumas ressalvas.

  • Um DOC pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia que foi emitido, entrando em contato com o banco, via aplicativo (quando disponível) ou comparecendo à agência bancária para pedir o cancelamento. No caso de DOC agendado, o cancelamento pode ser feito até às 23h59 do dia anterior à efetivação da transferência.
  • Um TED pode ser cancelado se a transferência foi feita após às 17h ou fora de dias úteis. Nesses casos, a transação será agendada para o próximo dia útil. Para cancelar, é preciso acessar a seção de transferências agendadas no aplicativo ou em contato com o banco, solicitando que a operação não seja efetuada, até às 23h59 do dia anterior à efetivação do TED.

Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.

Com informações: Banco Central

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados