Início » Finanças » Como cancelar uma transferência bancária

Como cancelar uma transferência bancária

É possível cancelar uma transferência desde que ela não tenha sido concluída; entenda as diferenças que permitem a ação

Lucas LimaPor

As transferências bancárias facilitam o envio de dinheiro entre pessoas ou empresas. Muitas das vezes a movimentação é efetuada na mesma hora, chegando ao destinatário em segundos ou minutos. Porém, com a correria, é fácil errar um dado e fica a dúvida: tem como cancelar uma transferência?

Caixa eletrônico para transferências (Imagem: Eduardo Soares/Unsplash)

Caixa eletrônico para transferências (Imagem: Eduardo Soares/Unsplash)

Como posso cancelar a transferência bancária?

Nem todas as transferências podem ser canceladas. Há algumas diferenças em relação ao tipo da movimentação feita: entre Pix, TED ou DOC.

  • Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Pode ser considerado como a evolução do TED e DOC, já que a movimentação é efetuada em segundos mesmo fora do horário comercial ou dias úteis (exemplo, pode ser feita num domingo, às 19h).
  • DOC ou Documento de Crédito é uma movimentação financeira com limite de R$ 4.999,99, qual é efetuada no dia útil seguinte.
  • TED ou Transferência Eletrônica Disponível não tem limite de valor e é efetuada no mesmo dia desde que seja feita até às 17h do dia útil. Em finais de semana, feriados ou após às 17h, o valor será enviado no dia útil seguinte.

Quais transferências podem ser canceladas então?

DOC e TED, com algumas ressalvas.

  • Um DOC pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia que foi emitido, entrando em contato com o banco, via aplicativo (quando disponível) ou comparecendo à agência bancária para pedir o cancelamento. No caso de DOC agendado, o cancelamento pode ser feito até às 23h59 do dia anterior à efetivação da transferência.
  • Um TED pode ser cancelado se a transferência foi feita após às 17h ou fora de dias úteis. Nesses casos, a transação será agendada para o próximo dia útil. Para cancelar, é preciso acessar a seção de transferências agendadas no aplicativo ou em contato com o banco, solicitando que a operação não seja efetuada, até às 23h59 do dia anterior à efetivação do TED.

Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.

Com informações: Banco Central, Itaú.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando