Gmail agora permite desativar recursos que analisam seus e-mails

Usuários têm até 25 de janeiro de 2021 para escolher como suas informações são usadas por outros aplicativos do Google

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do Gmail (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)
Aplicativo do Gmail (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

O Google está trabalhando para facilitar o gerenciamento de privacidade no Gmail. Como resultado dos últimos esforços nesse sentido, a empresa anunciou em novembro que permitirá desativar recursos para que outros apps não tenham acesso às suas mensagens no serviço. Agora, a novidade começou a chegar para os usuários.

O aviso está sendo enviado por e-mail e conta com algumas explicações sobre como funcionará a nova política de privacidade do Gmail. De acordo com o comunicado, os usuários têm até o dia 25 de janeiro para escolher como suas informações são usadas e compartilhadas no Gmail, Google Chat e Google Meet.

Se você utiliza o Gmail no smartphone e ainda não recebeu o aviso sobre essas mudanças dentro do aplicativo, o Google recomenda que você atualize o app ou defina as configurações pelo computador.

Maior transparência no uso de dados de usuários

Após a data limite estipulada pela empresa, recursos inteligentes como lembretes de vencimento de faturas do Google Assistente, reservas em restaurantes no Maps e cartões de fidelidade no Google Pay não poderão usar suas informações por padrão – será necessário fornecer a autorização nas configurações do Gmail para mantê-los ativados (o que pode ser feito a qualquer momento).

A companhia explicou que a mudança pretende tornar mais transparente o processo de uso de dados dos usuários:

A capacidade de ativar (ou não) alguns desses recursos inteligentes individuais não é nova. O que há de novo é uma escolha mais clara sobre o processamento de dados que os torna possíveis. Essa nova configuração foi projetada para reduzir o trabalho de compreensão e gerenciamento desse processo, tendo em vista o que aprendemos com a pesquisa de experiência do usuário e a ênfase dos reguladores em escolhas de usuário compreensíveis e acionáveis ​​em relação aos dados.

O Google reforça ainda que os anúncios do Google não se baseiam em seus dados pessoais no Gmail, independentemente de sua escolha nas configurações de privacidade.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados