Início » Carro » Tesla vai cobrar assinatura do Full Self-Driving em carros elétricos

Tesla vai cobrar assinatura do Full Self-Driving em carros elétricos

O dono de um Tesla poderá escolher entre pagar US$ 10 mil extras, ou desembolsar uma mensalidade quando usar este recurso

André Fogaça Por

Elon Musk anunciou informalmente que a Tesla cobrará uma assinatura mensal para clientes que querem modo de direção (quase) completamente autônoma em seus veículos, chamada pela empresa americana de Full Self-Driving. O executivo não divulgou o valor do plano, mas certamente ele não será barato.

Tesla em modo Full Self-Driving (Imagem: divulgação/Tesla)

Tesla em modo Full Self-Driving (Imagem: divulgação/Tesla)

O modo Full Self-Driving já está presente em alguns modelos de carros elétricos da empresa, mas ainda em fase de testes e sem custo mensal para o motorista. O comprador do carro pode escolher entre pagar US$ 10 mil para ter o FSD como um opcional sem custos extras (como quando você escolhe ter câmbio automático em seu carro), ou então pagar uma mensalidade e evitar o valor cheio.

Quem não está no grupo de testes pode utilizar a função chamada Autopilot, que mantém o Tesla na faixa identificada pelos sensores, mas apenas em rodovias. Ele também pode trocar de faixa e estacionar sozinho, sair da vaga e encontrar o motorista de forma remota, além de parar em alguns cruzamentos. Dentro do FSD o carro também faz tudo isso nas ruas das cidades, além de respeitar placas de Pare (Pare significa parar, sabe?) e semáforos.

Pagar o FSD do Tesla por mês pode ser vantajoso

Ter todos estes recursos disponíveis sem o pagamento mensal pode sair caro, mas depende do uso. Motoristas que precisam ou querem o conforto o tempo todo, ou então os donos que alugam seus carros quando não em uso, podem tirar proveito do pagamento único. O próprio Elon Musk sugeriu recentemente que o FSD completo em um Tesla pode transformar o veículo em um táxi autônomo, que gera dinheiro para seu proprietário.

Já quem recebe o carro alugado ou já está feliz com os recursos extras dos Tesla, quando comparados com veículos tradicionais, pode usar o Full Self-Driving em um mês, quando vai viajar de férias para depois não renovar a ferramenta e economizar dinheiro.

Eu não sei vocês, mas eu quero é colocar o destino no carro e dormir numa cama durante todo o trajeto. Acordando só no final, já pronto pra sair.

Com informações: Mashable.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Se manterem as duas opções, comprar em definitivo ou alugar eu não vejo nada de errado, mas infelizmente o caminho é a longo prazo deixarem só a opção de alugar como fizeram com os softwares.