O que é o GOG Galaxy 2.0?

Saiba como acessar toda a sua biblioteca de jogos, independente da plataforma, em um só lugar com o GOG Galaxy 2.0

Diego Melo
Por
• Atualizado há 9 meses
O que é GOG Galaxy 2.0 / Divulgação / GOG.COM
GOG Galaxy 2.0 está disponível para Windows e Mac (Imagem: Divulgação/GOG.COM)

Se você costuma comprar jogos em plataformas diferentes e quando vê uma promoção não consegue se lembrar se já comprou, o GOG Galaxy 2.0 pode te ajudar. Trata-se de um programa que funciona como um agregador de bibliotecas de jogos, no qual você pode gerenciar em um só lugar todos os seus games do Steam, Origin, Epic, além do próprio GOG. Saiba o que é o GOG Galaxy 2.0, onde baixar e como funciona.

O que é?

O GOG. Galaxy 2.0 é o cliente oficial da plataforma GOG.COM. Além de servir para gerenciar os jogos da própria loja, ele também funciona como um agregador de bibliotecas de títulos de outros serviços, como Steam, Epic, Uplay e Origin, e também de consoles, como Xbox Live e PlayStation Network.

Dessa forma, você tem acesso a todos os jogos comprados em diferentes plataformas em um único lugar. O programa também tem recursos de rede social, como lista de amigos, bate-papo integrado, estatísticas de horas jogadas e lista de conquistas desbloqueadas.

Além de organizar os jogos por serviço, é possível criar listas personalizadas, avaliar os títulos, editar as informações exibidas e ocultar games indesejados da biblioteca.

O GOG Galaxy 2.0 é gratuito, está disponível para Windows e Mac OS X, e pode ser baixado pelo site oficial.

O que é GOG Galaxy 2.0 / Divulgação / GOG.COM
Acesse todos os seus jogos em um só lugar (Imagem: Reprodução/GOG.COM)

Como funciona?

Antes de usar o GOG Galaxy 2.0, é preciso ter (ou fazer) uma conta no GOG.COM. Tanto o registro na plataforma quanto o download do programa são gratuitos.

O GOG Galaxy 2.0 funciona com um sistema de integrações entre plataformas via plugins. O projeto é de código-aberto, o que permite que a própria comunidade desenvolva integrações com lojas ainda não suportadas oficialmente.

Por enquanto, apenas Xbox Live e Epic possuem integrações oficiais. As conexões com a Origin, PlayStation Network, Steam e Uplay, não foram criadas pela GOG, mas podem ser adicionadas pelo próprio programa. Para integrações com outras plataformas, como a Twitch, é preciso instalar o plugin manualmente.

Para instalar, desinstalar ou executar um jogo de outra plataforma pelo GOG Galaxy 2.0, é preciso também ter o cliente da loja instalado no PC ou Mac. O programa apenas sincroniza as informações; as ações ainda são executadas pelo cliente oficial de cada serviço.

O que é GOG Galaxy 2.0 / Divulgação / GOG.COM
Cyberpunk 2077 é dos mesmos criadores do GOG Galaxy 2.0 (Imagem: Reprodução / GOG.COM)

Como sincronizar com o Steam (e outras plataformas)

Após fazer o login no GOG Galaxy 2.0, os jogos do GOG.COM serão sincronizados automaticamente. Para adicionar títulos comprados em outros serviços, siga os passos abaixo.

  1. Na tela principal, acesse as “Configurações” clicando no ícone de “engrenagem”;
  2. Clique em “Integrações”;
  3. Escolha o serviço que deseja sincronizar e clique em “Conectar”;
  4. Informe os dados de acesso da plataforma em questão (e-mail, senha e código de autenticação);
  5. Após a integração, os jogos serão importados para o programa. Dependendo do tamanho da biblioteca, esse processo pode demorar alguns minutos.

Ainda na tela de Configurações, clicando em “Funcionalidades”, você pode configurar algumas opções extras para as integrações, como sair do GOG Galaxy 2.0 ao fechar o jogo, importar metadados, entre outras configurações.

O que é GOG Galaxy 2.0 / Divulgação / GOG.COM
Integração entre plataformas é feita por plugins (Imagem: Reprodução/GOG.COM)

O GOG Galaxy 2.0 é seguro?

O GOG Galaxy 2.0 foi desenvolvido pelo GOG.COM, que é a plataforma de distribuição digital de jogos subsidiária da CD Projekt Red, responsável por games como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077.

A loja começou vendendo jogos antigos de computador atualizados para hardware recente em 2008, e atualmente já comercializa lançamentos e inúmeros outros jogos sem proteção DRM. A integração com outras lojas é feita via APIs oficiais dos próprios serviços, o que teoricamente garante que suas informações não são armazenadas pelo GOG.

Quanto aos plugins criados pela comunidade, há um guia de desenvolvimento publicado pela plataforma com as diretrizes que os projetos devem seguir. De qualquer forma, antes de instalar novo um plugin, procure por informações em fontes oficiais do programa, ou instale apenas aqueles disponibilizados no próprio GOG Galaxy 2.0.

De acordo com o site oficial, o programa está em fase beta, ou seja, ainda está em desenvolvimento, é atualizado constantemente, e pode apresentar bugs. Para mais informações, consulte o FAQ.

Com informações: GOG.COM

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GOG.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados