Início » Aplicativos e Software » Tinder ou Facebook Dating?

Tinder ou Facebook Dating?

Facebook Dating e Tinder são duas das principais opções para quem quer usar um app de encontros, mas qual deles é melhor?

Bárbara Chieregate Por

O Facebook Dating foi criado em 2019 e se juntou à lista de aplicativos de encontro disponíveis no Brasil. A ferramenta está disponível dentro da própria rede social, mas é preciso criar um perfil à parte. Enquanto isso, o Tinder dispensa apresentações e já é bem consolidado por aqui. Mas qual deles usar, Tinder ou Facebook Dating? Este comparativo vai te mostrar as principais diferenças entre as duas plataformas e te ajudar a decidir.

Facebook Dating ou Tinder (Imagem: Tecnoblog)

Facebook Dating ou Tinder? (Imagem: Tecnoblog)

Plataformas

O Tinder está disponível em app para dispositivos móveis Android e iOS (iPhone e iPad), além de contar com uma versão web. O Facebook Dating, por outro lado, só pode ser acessado pelo aplicativo.

Vencedor: Tinder

Perfis

Se você é bastante ativo no Facebook, provavelmente vai gostar das opções de filtros no Dating. A plataforma permite que os usuários vejam quais grupos, amigos e eventos têm em comum.

Na seção Ideal Match, você também pode filtrar as pessoas por distância, gênero, idade, altura, idioma, escolaridade e religião — mas, ainda assim, o FB talvez te mostre pessoas que fujam das preferências escolhidas.

Por outro lado, o Tinder te deixa mais livre para escrever sua própria bio. Você escolhe o que deseja compartilhar com outras pessoas — desde muito detalhes até nada — e também pode associar as contas do Instagram e Spotify.

Vencedor: Empate

Popularidade

Enquanto o Tinder está no Brasil desde 2012, o Facebook Dating foi criado em 2019. Além disso, é preciso ter uma conta no Facebook para acessar o Dating — apesar da rede social ser bem popular, essa condição acaba criando uma barreira a mais. O Tinder é mais consolidado por aqui e provavelmente vai ser mais efetivo, principalmente se você não mora em grandes centros.

Vencedor: Tinder

Tinder (Imagem: Yogas Design/Unsplash)

Tinder (Imagem: Yogas Design/Unsplash)

Privacidade

Apesar de ser uma ferramenta dentro do Facebook, o seu perfil do FB não é o mesmo do FB Dating. Ao ingressar no Dating, você escolhe quais fotos quer incluir, quais informações deseja compartilhar e define se quer ou não ver amigos de amigos.

Quem for seu amigo no Facebook não saberá que você está no Dating, mesmo que ele também esteja. Portanto, se este for um problema, não precisa ter medo de ser descoberto por conhecidos. Também é possível bloquear perfis específicos, assim eles não vão te encontrar na plataforma.

Ainda assim, é preciso ter uma conta e acessar o Facebook para usar o Facebook Dating. No Tinder, você pode criar um perfil a partir do número do celular, sem necessariamente precisar associar a alguma rede social.

Funções do Tinder (Imagem: Pratik Gupta/Unsplash)

Funções do Tinder (Imagem: Pratik Gupta/Unsplash)

Mesmo na versão gratuita, o Tinder permite que você desative a confirmação de leitura das mensagens. Assim como o Dating, ele permite definir as informações que os usuários terão acesso — sua formação, trabalho etc. Portanto…

Vencedor: Tinder

Recursos grátis e pagos

FB Dating

Uma das principais vantagens do Facebook Dating é ser totalmente gratuito, enquanto o Tinder tem várias funções pagas. O Dating não tem anúncios, o que só acontece na versão Premium do Tinder.

Outro ponto para o Facebook: ele mostra as pessoas que te curtiram — no Tinder, é necessário ter a versão paga para ver quem te deu like.

Facebook Dating (Imagem: Divulgação/Facebook)

Facebook Dating (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Crush Secreto é um recurso interessante do FB. Como falei antes, seus amigos podem te ver na plataforma. Porém, se você quer curtir algum amigo, pode adicioná-lo como crush secreto. Se ele também estiver no Dating, será avisado que alguém o colocou nessa lista, mas não saberá quem. Se ele também te adicionar como crush, vocês dois serão avisados e aparecerão um para o outro no app.

Enquanto no Tinder não há maneiras de se comunicar com alguém antes de dar o match, o Facebook Dating permite que você envie uma mensagem na foto do perfil da pessoa. Não é exatamente um chat, funciona mais como um comentário que apenas você pode ver.

Tinder

Os recursos grátis do Tinder são básicos, mas eficazes. Os usuários têm direito a um Superlike por dia — ao fazer isso, você aparece como prioridade na fila da pessoa e ela consegue ver que você deu o like. A seção “Top Picks” te deixa ver os usuários que o Tinder classifica como mais compatíveis com o seu gosto, mas a versão gratuita só te deixa curtir um deles por um dia.

Tinder ganha novos meios de pagamento para a assinatura (Imagem: Tecnoblog)

Tinder ganha novos meios de pagamento para a assinatura (Imagem: Tecnoblog)

Nos planos pagos do Tinder, existem opções como mudar a localização — você pode escolher qualquer lugar do mundo —, ver quem te curtiu, dar até cinco Superlikes por dia, esconder sua idade e distância e, se quiser, deixar o seu perfil visível apenas para quem você curtiu.

Vencedor: Empate

Conclusão: Tinder

Se você tiver que escolher um só, fique com o Tinder. O aplicativo é bem popular e consolidado por aqui no Brasil e, mesmo na versão gratuita, é interessante para quem está querendo conhecer novas pessoas. Além disso, não é preciso associar nenhuma rede social ao app, enquanto no Facebook Dating, obviamente, é necessário criar uma conta no Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta