Início » Antivírus e Segurança » Windows Hello chega a quase 85% dos usuários no Windows 10

Windows Hello chega a quase 85% dos usuários no Windows 10

O Windows Hello vem instalado por padrão no Windows 10 e permite a autenticação por biometria, chaves externas ou PIN mesmo

André FogaçaPor

A Microsoft divulgou, no final da semana passada, um relatório onde exibe a quantidade de usuários do Windows 10 com algum sistema de autenticação do Windows Hello. O texto aponta que 84,7% dos que estão nesta versão do sistema operacional utilizam a ferramenta em seus dispositivos.

Windows Hello no Windows 10 (Imagem: reprodução)

Windows Hello no Windows 10 (Imagem: reprodução)

O Windows Hello não é tão novo assim, ele foi anunciado em 2015 e o objetivo da ferramenta sempre esteve marcado com o fim das senhas complicadas. Atualmente ele utiliza algumas formas de autenticação como leitor da íris, reconhecimento facial ou das impressões digitais, indo até para aparelhos externos como as chaves FIDO2, ou então um simples código PIN. Qualquer coisa que não seja uma senha longa, geralmente a mesma de algum outro serviço.

Em novembro do ano passado a Microsoft apontou a presença de mais de 100 milhões de usuários com o Windows 10 e alguma forma de login sem senha, desde que seja utilizando o Windows Hello. O número leva em conta pessoas logadas em contas pessoais no PC de casa mesmo, além de clientes corporativos do Azure.

Windows 10 empenhado em popularizar o Windows Hello

Em maio deste ano o número já passava dos 150 milhões e a gigante do software projetou que, em 2021, todos os usuários de seu sistema operacional estarão com o recurso ativado. Alguns detalhes ajudam bastante nesta tarefa, como a insistência da própria Microsoft para o uso de PIN ou alguma autenticação pelo Windows Hello durante a instalação do Windows 10.

O resultado deste empenho é bastante positivo para a segurança dos usuários do Windows 10, com 84,7% de todos eles utilizando a ferramenta de login quando ligam o computador ou tablet. Comparando com o ano anterior, que registrava 69,4%, o aumento passa de 22%. O Windows Hello pode ser utilizado para login no dispositivo utilizado, além de acessar informações da conta na web.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabrielcarlos (@gabrielcarlos)

Uso o Windows Hello desde que comprei meu netbook Samsung Flash F30, que possui um leitor de impressões digitais. Depois que você se acostuma com a praticidade fica difícil voltar a digitar senhas, me sinto no futuro desbloqueando meu computador com um toque (mesmo já usando isso no smartphone há anos). Vou sentir falta quando eu fizer um upgrade, biometria ainda é um luxo dos ultrafinos, o Samsung Flash é a única exceção.

² (@centauro)

Mas qual é a vantagem do PIN em relação à senha convencional?

Eu (@Keaton)

Windows Hello não requer uma webcam? Porque sério… eu não vou mandar meu rosto pra Microsoft.

Lorran (@lorran)

É menor, portanto menos tempo digitando.

² (@centauro)

E em questão de segurança, que é o que deveria interessar?

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Windows Hello pode ser utilizado com um PIN, leitor de impressões digitais, chave de segurança USB ou webcams com tecnologia Intel RealSense.

Quando você conecta uma conta Microsoft no Windows 10, a senha de logon do usuário passa a ser a mesma senha da conta Microsoft (trocar a senha do usuário trocará a senha da conta Microsoft e vice-versa).

Utilizando um PIN você adiciona uma camada extra de segurança pois ele funcionará apenas no computador em que foi cadastrado. Numa hipótese do computador ser atacado ou ter sua segurança comprometida, vazará somente o PIN ao invés da senha da conta Microsoft associada…

Eu (@Keaton)

Impressão digital é outra coisa que eu não mando. hahaha

Isso se não espiar os navegadores e roubar os cookies/senhas salvas…

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Bom, o risco real seriam os cookies, no entanto a maioria dos serviços permite desconectar a conta de todos os locais que foram logadas através de outro dispositivo, normalmente isso também é feito automaticamente se você mudar a senha.

Em relação às senhas salvas, no Chrome e no Edge elas só serão mostradas em texto puro após confirmar a senha da conta do usuário do Windows que está logado na máquina, nesse cenário você teria apenas o PIN. Não sei dizer se no Firefox é assim também, mas acredito que sim…