Windows 10X também terá standby inteligente em PCs

O repouso inteligente do Windows 10X, chamado Modern Standby, já existe no Windows 10, mas precisa de uma mão do hardware

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10X (Imagem: divulgação/Microsoft)

Windows 10X (Imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft anunciou alguns detalhes do futuro Windows 10X com foco na possibilidade de manter o PC em standby, mas ainda assim recebendo dados para alguns aplicativos escolhidos pelo sistema. A ideia torna o computador mais próximo do que se faz neste momento no mundo de smartphones e tablets.

Hoje em dia existem basicamente duas formas de desligar um computador para a maioria dos usuários: desligar por completo, ou então colocar o PC em modo de repouso, também chamado de standby. O segundo exemplo torna a tarefa de ligar novamente mais rápida, mantendo apenas algumas partes do software ativas, como os controladores do teclado, mouse e rede – utilizados para acordar o dispositivo por completo.

Isso deve mudar no Windows 10X, versão futura do sistema operacional da Microsoft e que pode ser voltado para computadores mais simples, além de dispositivos diferentes como os tablets de duas telas. O responsável pela novidade é chamado de Modern Standby, ou Repouso Moderno em tradução livre.

A informação apareceu em um documento de suporte da Microsoft, descrevendo o Modern Standby como uma forma de baixo consumo de energia, enquanto alguns softwares importantes podem funcionar com alguma limitação. Tudo acontece enquanto a tela está desligada, claro.

Em outras palavras, este modo permite que o cliente de e-mail faça download de mensagens novas enquanto o PC está em standby, ou então uma atualização do Windows Update esteja baixada e pronta para a instalação no momento em que o usuário voltar a utilizar o computador.

Este tipo de standby é comum em outras áreas, como nos smartphones e tablets. Nestes dispositivos algumas partes do sistema operacional continuam funcionando mesmo com a tela desligada, permitindo o recebimento de arquivos, notificações e mensagens enquanto o consumo de energia é consideravelmente reduzido.

Outro tipo de produto que tira proveito deste standby inteligente é o console de mesa, seja ele um PlayStation 4, 5, Nintendo Switch ou Xbox One, Series S e X. Neles é possível ativar um modo de repouso que conta com luz indicativa na carcaça do aparelho, permitindo a recarga de controles ou gadgets plugados na porta USB, além de atualizações de jogos ou do próprio sistema que podem ser baixadas mesmo com a TV desligada.

Modern Standby não é novidade no Windows 10X

O Modern Standby parece uma ferramenta completamente nova para os usuários do Windows 10, mas na verdade ela nasceu na versão 8.1 do sistema operacional da Microsoft, com nome de Connected Standby.

No Windows 10 a função já vem instalada por padrão, mas precisa de uma mãozinha do hardware para funcionar corretamente – já que nos PCs o microfone pode ficar ligado, aceitando comandos de voz. O recurso faz sentido em computadores portáteis, principalmente os mais finos e aqueles que contam com alguma conexão com redes móveis 4G ou 5G.

Se você ficou curioso e quer saber se seu PC pode utilizar o Modern Standby, basta abrir o prompt de comando ao digitar “cmd” na barra de buscas universais do Windows 10 (basta apertar a tecla Windows do teclado) e então escrever “powercfg/a”, sem as aspas.

Modern Standby no Windows 10 (Imagem: reprodução)

Modern Standby no Windows 10 (Imagem: reprodução)

O Modern Standby é listado no “S0” e logo abaixo dele o Windows 10 diz se o PC é ou não compatível com o recurso.

Com informações: Windows Latest e Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados