Geladeira da LG tem luz UV e abre portas com comando de voz

A geladeira da LG também utiliza comandos por voz para informar quanta água e gelo estão disponíveis no dispenser frontal

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
LG InstaView com luz ultravioleta (Imagem: divulgação/LG)
LG InstaView com luz ultravioleta (Imagem: divulgação/LG)

Entrando no clima pré-CES, a LG anunciou nesta segunda-feira (28) uma nova linha de geladeiras inteligentes que conseguem aumentar a higiene no dispenser de água, enquanto abrem sozinhas a porta do produto e que atendem pelo nome de InstaView. Ah, claro, a abertura das portas acontece com comando de voz.

  • 3 gadgets com luz ultravioleta para matar bactérias
  • Termômetro infravermelho é seguro?

Elas fazem o que todo refrigerador faz: gelar as coisas que estão lá dentro. Porém, que coisa mais 2020 é abrir a porta com as próprias mãos, não é mesmo? É este tipo de dilema da sociedade moderna que foi solucionado pela nova linha das InstaView. Na frente do produto, o cliente da marca pode simplesmente falar “abrir a porta da geladeira” e as portas se abrem.

Não está claro se elas são apenas destrancadas e o pé (ou o braço) é utilizado para continuar abrindo, ou se a abertura acontece como nos carros elétricos da Tesla. Eles abrem as portas por completo e de forma remota, seja a do motorista, dos passageiros ou então dos dois porta-malas do carro.

A LG diz que o objetivo da abertura de portas por comandos de voz é ajudar as pessoas que chegam na frente do refrigerador com as mãos cheias de compras do mercado, com dificuldades para alcançar as alças de abertura. Por mais fora da realidade que possa parecer, aumentar a automação de casa sempre é um ponto positivo.

LG InstaView com sistema Door-in-Door (Imagem: divulgação/LG)

LG InstaView com sistema Door-in-Door (Imagem: divulgação/LG)

Geladeira da LG oferece integração com Amazon

Além do conforto para as mãos, o refrigerador também utiliza os comandos de voz para outras funções mais práticas, como listar quais são os compromissos da agenda do usuário e quanta água e gelo existem no dispenser frontal. A conta da Amazon do dono da geladeira também pode ser vinculada ao app ThinQ da LG, para pedir novos filtros que são utilizados justamente na parte da água.

Falando nesta área, uma novidade menos chamativa, só que mais importante que abrir a porta sem as mãos, é a presença de luz ultravioleta no bico do dispenser de água. A tecnologia é a mesma já presente em um estojo da Samsung para recarregar smartphones e no fone de ouvido Tone Free FN6.

A empresa coreana promete que a luz ultravioleta emitida pelos LEDs é capaz de eliminar 99,99% das bactérias da torneira. Não há nenhuma menção ao COVID-19, mas já é importante saber que outros problemas de saúde comuns com este tipo de dispenser estão resolvidos sem a necessidade de limpeza pesada no equipamento.

De resto, este é mais um refrigerador com recursos já apresentados em modelos anteriores. Isso significa a presença de uma tela de vidro que permite ver o interior da geladeira sem abrir a porta, iluminado com dois toques do punho.

Um compartimento extra está inserido justamente nesta área para comportar alguns produtos de maior consumo, como bebidas e condimentos. A ideia é abrir apenas ele, eliminando a flutuação de temperatura interna. O resultado é maior qualidade na conservação dos alimentos e economia na energia, já que o motor não precisa compensar uma grande quantidade de ar gelado que acabou saindo.

Ainda não existe data prevista de lançamento para os novos modelos, nem mesmo a lista de diferenças entre cada um deles. Mais informações devem ser apresentadas durante a CES do ano que vem, já na primeira quinzena de janeiro de 2021.

Com informações: LG.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados