Início » Jogos » Como jogar The Last of Us Part II [Guia para Iniciantes]

Como jogar The Last of Us Part II [Guia para Iniciantes]

Confira um guia sem spoilers de como jogar The Last of Us Part II, um dos exclusivos mais importantes do PlayStation em 2020

André Leonardo Por

The Last of Us Part II foi um dos maiores lançamentos do PlayStation para 2020 e acabou levando o prêmio de jogo do ano no The Game Awards, entre outras premiações. A jornada de vingança de Ellie é maior que o jogo original e conta com novos elementos. Veja esse guia sem spoilers de como jogar The Last of Us Part II.

Como jogar The Last of Us Part II

Ellie em The Last of Us Part II (Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

1. O que é The Last of Us Part II

The Last of Us Part II (Tlou 2) é a sequência do game exclusivo produzido pelo estúdio Naughty Dog em 2013. Este game segue diretamente os eventos finais do primeiro jogo.

O mundo segue com grande parte da população infectada pelo Cordyceps, um fungo que controla seres humanos, transformando pessoas em criaturas agressivas e irracionais. O game tem início na cidade de Jackson, onde Joel e Ellie vivem atualmente.

O jogo seria lançado originalmente em 21 de fevereiro de 2020, depois foi adiado para 29 de maio e finalmente lançado em 19 de junho.

Esses adiamentos acabaram gerando vazamentos da história que inundaram a internet, mas caso queira se aprofundar mais sobre o game, vale conferir o nosso review.

2. Um mundo maior

The Last of Us Part II desenvolveu um mundo maior, mais detalhado e complexo do que seu predecessor. Ainda que o game seja em boa parte linear, a forma de chegar nos objetivos finais em muitos níveis, pode ser bem diferente para cada jogador.

3. Furtividade x agressividade

Em sua dificuldade padrão, o game oferece uma boa quantidade de recursos. Por isso, mesmo que você não seja um jogador muito adepto da furtividade e jogue de um jeito mais focado em enfrentar inimigos diretamente, será difícil ficar sem recursos. Contudo, abater inimigos de forma silenciosa ainda é a melhor opção.

Como The Last of Us Part II conta com cenários maiores e um desenvolvimento aprimorado na inteligência artificial, é possível alternar entre atacar alguns inimigos diretamente, fugir e usar distrações para despistá-los. Para depois voltar a utilizar uma abordagem mais furtiva.

Como jogar The Last of Us Part II

Alterne abordagens furtivas e ofensivas (Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

Além de Ellie, que comandamos no início da aventura, também controlamos outra personagem durante o game. Cada uma conta com uma cadeia de habilidades próprias que podem ser evoluídas de acordo com a preferência do jogador.

4. Vasculhe cenários atrás de recursos para criar itens

Como os ambientes estão maiores, à busca por recursos também se torna mais importante, afinal será necessário produzir tanto itens de cura, quanto materiais que auxiliem no ataque.

Itens como álcool e trapos podem ser usados para produzir bandagens que recuperam energia, mas também servem para criar coquetéis molotov, por isso é necessário ficar atento em qual opção vai gastar seus recursos. Muitas vezes, um trecho pode ficar mais fácil (ou mais difícil) dependendo de onde investiu seus recursos.

5. Árvore de habilidades e vitaminas

Uma das novas mecânicas do game é a árvore de habilidades, algo que não existia no primeiro game.

Aqui você pode melhorar o desempenho das personagens em aspectos como redução de dano causado por inimigos, habilidade de produzir mais itens utilizando menos recursos, executar inimigos silenciosamente de uma maneira mais rápida, entre outras opções. Essa evolução é feita com o uso de vitaminas que são encontradas durante a jornada.

Como jogar The Last of Us Part II

Árvore de habilidades em Tlou 2 (Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

6. Olho nas bancadas

Outra novidade em Tlou 2, são as bancadas em que o jogador pode fazer melhorias em suas armas de fogo.

Neste locais você pode utilizar a sucata coletada no caminho para melhorar atributos como aumentar a capacidade de munição, precisão da arma e poder de fogo. Embora essas bancadas não fiquem muito escondidas, preste atenção nos cenários para não deixar passar nenhuma delas.

Como jogar Tlou 2

Bancada de trabalho em Tlou 2(Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

7. Armas alternativas e estratégias de combate

Durante seu caminho, você encontrará objetos como garrafas e tijolos. Embora esses itens não matem inimigos, eles podem ser arremessados em algum local para distrair ameaças. Essa estratégia também serve para afastar um inimigo de um grupo maior.

A outra opção para usá-los é de forma ofensiva. Você pode arremessar uma garrafa ou tijolo em um inimigo para atordoá-lo e em seguida terminar o trabalho com um ataque corpo a corpo ou facilitar um abate com uma arma de fogo.

Para fazer um arremesso rápido, basta ter uma garrafa ou tijolo selecionado e apertar R2, estando a média ou curta distância.

Aprender a utilizar a esquiva é outro ponto importante, pois ela facilita o processo de contra-atacar golpes inimigos. Para esquivar, basta apertar “quadrado” no momento em que for atacado. Não é um um movimento difícil de aprender, mas exige um pouco de treino. Com o tempo você pega o jeito.

8. Modo de escuta

Ao apertar R1 é possível entrar no modo de escuta e ter uma percepção de inimigos que estejam próximos ao seu personagem. Use isso ao seu favor.

Seja furtivo. Ao andar abaixado seu personagem emite menos ruídos. Essa habilidade é essencial para surpreender os infectados, principalmente os estaladores, que se guiam pelo som.

Outra dica é utilizar o comando de “deitar”, para rastejar em locais com grama alta e dificultar a percepção dos inimigos. Isso é bastante útil contra ameaças que contam com a visão para detectar seu personagem.

9. Reaproveite a munição

Armas como o arco e a besta são silenciosas e muitas vezes é possível recuperar uma flecha, após um tiro certeiro na cabeça de inimigos.

10. Coloque inimigos um contra o outro

Em determinadas ocasiões é possível utilizar infectados para atacar inimigos humanos. Basta atrair os infectados para perto dos locais onde estão os humanos e depois fazer algum barulho próximo aos humanos e ver o circo pegar fogo, mas fique atento porque um infectado descontrolado ou um humano fugitivo podem acabar indo na sua direção.

Espero que as dicas ajudem o seu progresso neste ótimo game.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando