O Google adotou um novo visual para conectar fones de ouvido sem fio em celulares. A alteração no Fast Pair leva o aviso de pareamento Bluetooth no Android da área de notificações para uma janelinha flutuante como no iOS, da Apple, e nas interfaces One UI, da Samsung, e MIUI, da Xiaomi.
Google adota visual do iOS, da Apple, em pareamento Bluetooth no Android (Imagem: Reprodução/9to5Google)
Google adota novo visual em pareamento Bluetooth no Android
A atualização é destinada ao Fast Pair, recurso que facilita o pareamento de dispositivos Bluetooth ao aproximá-los do celular, e começou a dar as caras em novembro, segundo o 9to5Google. Em vez da notificação na parte superior, agora a opção para realizar a configuração aparece em um pop-up.
Durante o pareamento Bluetooth no Android, ao identificar um novo dispositivo, a janelinha surge na parte inferior com o nome do gadget, a imagem dele e o botão “Conectar” (em tradução livre). Após a conexão, o usuário conta com duas teclas para fechar a notificação ou seguir para a configuração do aparelho.
O procedimento também é encontrado no iOS para conectar os Apple AirPods no iPhone. Ao abri-los perto de um celular da Apple, o usuário pode conectá-los e ver os níveis de bateria dos fones de ouvido sem fio da Apple.
Em celulares Samsung Galaxy, a marca sul-coreana emprega a emissão de notificação similar ao detectar a abertura de estojo de um Galaxy Buds próximo. Assim como no wearable da Apple, também é possível saber o quanto tem de bateria na caixinha e nos fones pela notificação.
Pareamento Bluetooth do Galaxy Buds+ no Galaxy S10+ (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
A Xiaomi é outra companhia que adere a esse tipo de alerta. Da mesma forma, ao abrir a case próximo a celulares com a interface MIUI, é apresentado o aviso para parear o dispositivo no smartphone de uma maneira mais simples e rápida.
Com informações: 9to5Google
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O que é bom tem que ser copiado mesmo, quem ganha somos nós usuários.
O Google também adotou o mesmo visual do iOS para o keypad numérico de discagem telefônica. Acabei de ver aqui é igualzinho! rs todo mundo copia a Apple…
Como dito pelo usuário acima, o que é bom tem mais é que ser copiado, mesmo.
Também tem muitas coisas ruins nas quais a Apple não devia ser copiada, mas…
Na real sempre teve essa “troca de cópias” nos SOs. Muita coisa do iOS foi chupinhada do Android (barra de notificações, PiP, widgets…).
E assim a coisa anda e os OSs evoluem.
O mundo gira e um copia do outro.
Windows phone com design minimalista > iOS 7 entrando no design > Android chegando com Material Design.
Android sendo o primeiro com barra de notificações > Windows Phone tendo barra de notificações > iOS tendo barra de notificações
Android sendo o primeiro com PiP e Widgets > Windows phone aprimorando Widgets > iOS 14 tendo widgets.
Android tendo swipe typing > Windows Phone copiando > iOS 14/13 tendo o feature agora
iOS tem gravador de tela > Samsung/Touchwiz tem gravador de tela > Xiaomi tem gravador de tela > Android tem gravador de tela
A lista é grande, um copia do outro, e quem ganha é os consumidores, afinal, tecnologia trancada em um smartphone não é vantagem pra ninguém, apenas para a empresa.
Guys, eu fui irônico… não é uma questão de cópia. Imagine o controle de volume, por exemplo, intuitivamente todos sabem que o botão com símbolo de “+” serve para aumentar o som e o símbolo de “-” para diminuir né!? Se fosse o contrário seria uma confusão danada… quem inventou essa abstração primeiro pouco importa!