Como entrar no Instagram pelo Facebook

Tutorial ensina a usar a conta do Facebook para entrar no Instagram; perfis precisam estar vinculados à mesma Central de Contas da Meta

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração mostra uma pessoa usando uma chave com o ícone do Facebook para abrir um cadeado com ícone do Instagram na tela de um celular
O login unificado permite acessar o Instagram usando as credenciais do Facebook (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Entrar no Instagram pelo Facebook é um método alternativo de login na rede social de fotos e vídeos. Ao vincular os perfis das redes sociais na Central de Contas da Meta, dá para compartilhar as credenciais de acesso e, assim, entrar no Instagram com o e-mail e senha do Facebook.

Esse método de login é útil quando você não lembra a senha do Instagram. Contudo, é necessário que ambos os perfis estejam na mesma Central de Contas.

Caso a autenticação em duas etapas (2FA) esteja ativada no Instagram, ainda será preciso informar o código de verificação para confirmar a sua identidade. O login via Facebook não pula essa etapa.

A seguir, veja como entrar no Instagram pelo Facebook:

Como entrar no Instagram pelo Facebook no celular

1. Acesse a Central de Conta pelo app do Facebook

Abra o app do Facebook no seu celular Android ou iPhone e toque na sua foto de perfil, no canto superior direito. Então, toque na seta para baixo, ao lado do seu nome, e selecione a opção “Ir para a Central de Contas”.

Capturas de tela do aplicativo do Facebook mostram como acessar a Central de Contas

2. Toque em “Logins com contas” para ativar o login no Instagram pelo Facebook

Na seção “Experiências conectadas”, toque na opção “Logins com contas”. Selecione a opção “Permitir que todas as contas sejam usadas para login” e, depois, toque em “Continuar” para fazer login no Instagram e confirmar sua identidade.

Capturas de tela da Central de Contas da Meta mostram como unificar as contas do Facebook e do Instagram

3. Abra o Instagram no seu celular

Ao abrir o Instagram no seu celular, o app deve reconhecer automaticamente o login feito no Facebook. Caso você tenha mais de um perfil da rede social de fotos e vídeos vinculado à Central de Contas da Meta, basta selecionar qual você pretende usar no momento.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a rede social de fotos e vídeos usando as credenciais do Facebook

Dependendo da versão do app do Instagram ou do sistema operacional (Android ou iOS), você também pode ver uma tela de login diferente. Então, toque na opção “Continuar como [Nome de usuário]” para logar no Instagram pelo Facebook.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a rede social de fotos e vídeos usando as credenciais do Facebook

Como entrar no Instagram pelo Facebook no PC

1. Acesse o Facebook pelo navegador do PC

Acesse facebook.com pelo navegador do seu PC e, se necessário, faça login na sua conta. Então, clique na sua foto de perfil, no canto superior direito, para abrir o menu de opções da rede social.

Captura de tela do site Facebook mostra como acessar o menu da rede social

2. Clique em “Configurações e privacidade” do Facebook

Selecione a opção “Configurações e privacidade” e, depois, clique em “Configurações” para ver mais detalhes da sua conta no Facebook.

Capturas de tela do site Facebook mostram como acessar as Configurações e privacidade

3. Clique em “Central de Contas” da Meta

No menu na lateral esquerda da tela, clique na opção “Central de Contas” para avançar.

Captura de tela do site Facebook mostra como acessar a Central de Contas da Meta

4. Selecione “Logins com Contas” na Central de Contas da Meta

Clique na opção “Experiências conectadas”, no menu do lado esquerdo da tela. Depois, selecione “Logins com contas” para continuar.

Capturas de tela da Central de Contas da Meta mostram como acessar a opção "Logins com contas"

5. Autorize a unificação do login de todas as contas da Meta

Selecione a opção “Permitir que todas as contas sejam usadas para login” para poder acessar o Instagram pelo Facebook. Clique no botão azul “Continuar” e faça login na sua conta do Instagram para confirmar sua identidade.

Capturas de tela da Central de Contas da Meta como unificar o login do Instagram e do Facebook

6. Acesse o instagram.com e entre com o login do Facebook

Abra uma janela do navegador e acesse o instagram.com. A rede social de fotos e vídeos deve reconhecer automaticamente o login feito pelo Facebook. Se você tem mais de um perfil do Instagram vinculado à Central de Contas, escolha qual você deseja usar e clique no botão azul “Entrar”.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar a rede social usando as credenciais do Facebook

Vale dizer que, caso o Instagram não reconheça o login do Facebook, clique na opção “Entrar com o Facebook”. Então, use as credenciais do Facebook para acessar o Instagram.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar a rede social usando as credenciais do Facebook

Por que não consigo entrar no Instagram pelo Facebook?

Há algumas razões pelas quais você pode não conseguir logar no Instagram pelo Facebook. As mais comuns são:

  • Contas não vinculadas: você precisa adicionar o Instagram e o Facebook na Central de Contas da Meta para conseguir unificar o login das plataformas;
  • Mudanças no layout do Instagram: dependendo da versão do app do Instagram, o botão “Entrar pelo Facebook” ou “Continuar como [Nome de usuário]” pode não aparecer na rede social. A solução simples é usar as credenciais do Facebook no Instagram.

Tem como parar de usar o Facebook para entrar no Instagram?

Sim, você pode desvincular o Instagram do Facebook e encerrar o login unificado entre as duas redes sociais. Dessa maneira, será necessário usar nomes de usuário e senhas diferentes para acessar as plataformas da Meta.

Consigo usar o Instagram para entrar no Facebook?

Dá para usar as credenciais do Instagram para acessar a sua conta do Facebook após você ativar o login unificado na Central de Contas da Meta. Embora a rede social não tenha um botão “Fazer Login pelo Instagram”, basta usar o e-mail ou nome de usuário e a senha do Instagram para acessar o Facebook.

Posso publicar no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

É possível publicar no Instagram e Facebook ao mesmo tempo. Para obter esse recurso, as duas contas devem estar vinculadas à Central de Contas da Meta. Ambos os apps possuem ferramentas para selecionar o compartilhamento simultâneo na outra rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados