Sky cogita oferecer IPTV para clientes de outras operadoras

Sky Play pode ser comercializado por pequenos provedores; operadora homologa equipamento compatível com IPTV

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 6 meses
Sky Play tem canais ao vivo e pode ser vendido para usuários de outras operadoras (Imagem: Reprodução/Site Sky)
Sky Play tem canais ao vivo e pode ser vendido para usuários de outras operadoras (Imagem: Reprodução/Site Sky)

A Sky quer ampliar sua atuação no mercado de TV paga, e mantém duas estratégias em vista: a empresa analisa uma oferta pelo braço de TV por assinatura via satélite (DTH) da Oi e quer firmar parcerias com pequenos provedores para venda de IPTV através do app Sky Play. A operadora também homologou um novo equipamento na Anatel compatível com o protocolo de TV pela internet.

De acordo com a Anatel, a Sky tinha 4,61 milhões de assinantes em outubro de 2020, o que posiciona a empresa como vice-líder em TV paga com 30,7% do mercado, atrás apenas da Claro, que concentra 47,3% dos contratos.

Em um ano a Sky perdeu cerca de 140 mil assinantes, o que é pouco considerando que o setor desconectou 1 milhão de contratos durante o período. Caso a Oi TV seja incorporada, a companhia irá absorver 1,57 milhão de novos clientes de TV DTH.

Sky Play pode ser vendido por pequenos provedores

Ao Valor, a Sky comemora 2 milhões de usuários no Sky Play, plataforma que oferece streaming sob demanda e canais lineares. Eles vêm reforçando o catálogo do produto, que passou a contar com nove títulos exclusivos. Atualmente o serviço é restrito aos assinantes da TV paga tradicional da Sky, sem possibilidade de contratação avulsa.

A operadora ainda vê potencial na TV paga via satélite em mais de 2 mil municípios brasileiros, especialmente nos locais remotos onde não há conexão com a internet. No entanto, o CEO da Sky, Estanislau Bassols, enxerga que as outras operadoras ficarão focadas em expansão de fibra em 5G, o que abre espaço para a empresa atender provedores regionais com a comercialização do Sky Play.

Para os grandes centros urbanos a aposta é no DirecTV Go, que pertence ao mesmo conglomerado da Sky. Bassols, que também está à frente do serviço de IPTV, afirma que o aplicativo é uma opção à perda de clientes da TV paga tradicional.

Sky homologa decodificador com suporte a IPTV

Enquanto isso, a Sky homologou um novo decodificador para TV paga. A princípio o produto não chama atenção, mas o certificado de conformidade técnica aponta que o equipamento é capaz de decodificar sinais via satélite e IPTV.

SKR02 é o novo decodificador da Sky com Wi-Fi e Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)
SKR02 é o novo decodificador da Sky com Wi-Fi e Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)

O modelo em questão é o SKR02, produzido pela Technicolor. O equipamento tem duas conexões para antena de satélite, além de uma porta Ethernet, saída HDMI e slot para cartão de acesso (smart card). Ele usa o controle remoto Bluetooth Pali M4, que foi homologado em novembro com botões para Google Assistente e Netflix.

Equipamento serve para TV por satélite ou IPTV (Imagem: Reprodução/Anatel)
Equipamento serve para TV por satélite ou IPTV (Imagem: Reprodução/Anatel)

O decodificador é capaz de se conectar à internet via cabo de rede ou Wi-Fi no padrão 802.11ac, o que garante a conectividade para uso de IPTV e streaming de conteúdo. No entanto, o produto não parece ser destinado a não-assinantes da TV via satélite da Sky: além da entrada para antena parabólica, o manual do produto diz que a instalação do seu receptor deve ser realizada por um profissional.

Colaborou: Everton Favretto. Com informações: Minha Operadora

Receba mais sobre Sky na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados