Apple remove app usado para marcar festas secretas na pandemia

App era usado para promover festas, apesar de orientações de autoridades de saúde; TikTok também baniu perfil da plataforma

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
Apple removeu Vybe Together da App Store (Imagem: Reprodução)
Apple removeu Vybe Together da App Store (Imagem: Reprodução)

Os eventos com muitas pessoas foram proibidos em diversos locais por conta da pandemia do novo coronavírus, mas, ainda assim, eles continuam acontecendo. Para piorar, surgiram até mesmo aplicativos que ajudam a organizar festas secretas. É o caso do Vybe Together, que foi removido da App Store após contribuir com violações de regras sanitárias.

Sob um lema como “comece sua rebeldia, comece sua festa” (“Get your rebel on. Get your party on”), o Vybe Together se promovia na App Store como uma plataforma para organizar festas secretas. Aparentemente, o objetivo do app era ajudar organizadores a convidarem as pessoas mais populares da região.

O aplicativo permitia criar eventos com uma pequena descrição e informações sobre horário e preços. Os interessados em participarem precisavam enviar um pedido, que era aprovado ou não pelo organizador. Para evitar que o evento fosse descoberto, o endereço era revelado duas horas antes da festa somente para quem teve a presença autorizada.

Ao The Verge, um dos cofundadores do Vybe Together afirmou que o aplicativo tinha alguns milhares de usuários, além de uma lista de outros milhares que aguardavam a aprovação do cadastro. Para liberar o acesso, a plataforma solicitava o perfil no Instagram e algumas fotos da pessoa em festas.

Em seu site, que também saiu do ar, o app afirmava estar ciente de que a pandemia é um grande problema de saúde. “Ter festas em grande escala é muito perigoso. É por isso que não apoiamos isso. Mas Vybe é um meio-termo, sem grandes festas, mas pequenas reuniões. Poderíamos estar vivendo, pelo menos um pouco durante esses tempos com Vybe”, indicava a plataforma em uma página de perguntas frequentes.

TikTok removeu conta do Vybe Together

A alegação de que era usado somente para organizar festas pequenas (que também podem contribuir com a propagação do vírus) não corresponde com um vídeo publicado pelo Vybe Together esta semana. Em seu perfil no TikTok, a plataforma divulgou uma grande festa secreta de Ano Novo em Nova York.

Com dezenas de comentários e compartilhamentos no vídeo, o TikTok decidiu banir a conta do Vybe Together, que contava com 139 seguidores. A página da plataforma na App Store contava com 25 avaliações, enquanto o perfil no Instagram segue ativo com pouco mais de 800 seguidores.

https://twitter.com/TaylorLorenz/status/1343995285869977600

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados