Início » Aplicativos e Software » TikTok ou Instagram Reels?

TikTok ou Instagram Reels?

O Instagram Reels e o TikTok podem ter propostas parecidas, mas existem diferenças significativas entre os dois

Bárbara ChieregatePor

Com diferentes opções de edição e ferramentas, o TikTok abriu as portas para vídeos curtos e criativos. O Instagram enxergou uma oportunidade e lançou o Reels, recurso muito parecido com o que é praticado na rede social chinesa. TikTok ou Reels, qual deles usar? Veja as principais diferenças entre cada um deles e entenda qual é o melhor para o seu perfil.

Instagram Reels vs TikTok (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Instagram Reels vs TikTok (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Limite de tempo

No início de 2020, o TikTok expandiu o limite máximo de duração de cada vídeo postado para um minuto — a gravação pode ter entre 15” e 60”. Já no Reels, o limite é de até 30 segundos por vídeo.

Música

Este é um detalhe que pode passar despercebido a princípio, mas é importante se você tem um perfil de negócios.

Muitas pessoas não conseguem adicionar música aos Reels quando estão usando o Instagram por um perfil business, uma conta que não seja pessoal. Sim, é possível adicionar áudio — como um som pré-gravado, por exemplo —, mas a biblioteca normal de músicas não aparece.

TikTok no celular (Imagem: Aaron Yoo/Flickr CC)

TikTok no celular (Imagem: Aaron Yoo/Flickr CC)

A outra alternativa é fazer uma pré-produção, ou seja, editar o vídeo fora do Reels e enviá-lo com música para a plataforma, sem usar o recurso dentro do Instagram. Mas é claro que essa opção exige um pouco mais de dedicação…

Enquanto isso, o TikTok libera a biblioteca de músicas para todos os usuários da rede social, sem complicações.

Recursos e ferramentas de edição de vídeo

Tanto o TikTok como o Reels permitem que os criadores “saiam da caixinha” e adicionem outros elementos aos vídeos. Música (para perfis comuns), filtros do Instagram, timer, countdown, alinhar objetos de diferentes vídeos para criar transições e aumentar a velocidade de gravação em até 5x são alguns dos principais recursos do Reels.

Parece bastante, mas o TikTok não fica atrás. Por ser pioneira nesse aspecto, a rede social é bem consolidada. Além de ter as mesmas opções do Reels, como biblioteca de música e velocidade acelerada, o TikTok oferece vários categorias de transições de vídeo para os criadores.

A plataforma também oferece formatos pré-estabelecidos que incentivam conteúdos diferentes, como o Dueto, no qual o usuário pode dividir a tela com um vídeo gravado por amigos ou celebridades.

Instagram Reels (Imagem: Divulgação/Instagram)

Instagram Reels (Imagem: Divulgação/Instagram)

Instagram x TikTok

Não dá pra falar em Reels sem falar em Instagram, afinal, um está dentro do outro. Enquanto o Reels é apenas mais uma das funções disponíveis no Instagram, o TikTok é uma plataforma inteiramente dedicada para esse tipo de vídeo. As motivações de cada uma diferem, e os usuários também.

A faixa etária é outro ponto para se considerar. Pela essência da plataforma, o TikTok atrai usuários mais jovens do que o Reels. No Reels, você atinge públicos mais amplos.

Compartilhamento de vídeos

O TikTok tem uma facilidade que até então não está presente no Reels. Você pode baixar os vídeos no seu dispositivo, mesmo se eles forem criados por usuário. O vídeo salvo continua com a música e também tem o logo do TikTok.

TikTok no iPhone (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

TikTok no iPhone (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

Não é possível baixar vídeos de outras pessoas no Reels, apenas os seus. Além disso, eles são salvos sem música. Se você clicar em “Salvar”, o vídeo fica na aba “Salvos” dentro do app, mas não vai para o seu dispositivo.

Conclusão

Por ser pioneiro e já estar consolidado, é natural o TikTok ser mais completo que o Reels. Ainda assim, ambos têm o seu valor, e cabe a você julgar qual deles atende melhor às suas necessidades.

Quer praticidade e ter tudo concentrado em um app só? Então fique com o Reels, que está dentro do Instagram.

Porém, se você quer conteúdos inéditos, o TikTok ainda vence. Por enquanto, é comum ver conteúdos reciclados do TikTok no Reels — o logo estampado no vídeo entrega —, mas isso pode mudar no futuro.

O TikTok também tem mais ferramentas de edição, mas muitas delas não são usadas por usuários casuais ou iniciantes, então tudo depende do seu propósito.

Com informações: Later.

Comentários

Envie uma pergunta