Correios instalam lockers para entrega de encomendas no Rio

Armários inteligentes permitem retirada de encomendas em horários não-convencionais, como aos finais de semana e em feriados

Ana Marques
Por
• Atualizado há 4 meses
Correios Locker
Correios Locker na Central do Brasil (Imagem: Marcela Castro/Correios/RJ)

Moradores das cidades do Rio de Janeiro e Niterói acabam de ganhar um novo canal de atendimento dos Correios: os Lockers, armários inteligentes posicionados em pontos estratégicos para facilitar a entrega de encomendas. O projeto foi anunciado em outubro deste ano, e chegou primeiro ao Distrito Federal.

O objetivo da operação é proporcionar maior conveniência e segurança na distribuição, já que a modalidade pode ser utilizada para quem passa o dia fora, mora em prédios sem porteiros ou em áreas de risco/difícil acesso.

O funcionamento ocorre “praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana”, isso porque a retirada pode ser feita em horários não-convencionais, como aos finais de semana, mas dependem também do horário de abertura e fechamento dos pontos onde estão posicionados, que podem ser estações de trens, metrôs e shoppings, por exemplo.

O que queremos é entregar uma experiência que seja a melhor possível ao cliente. A empresa está atenta às tendências mundiais, ao que há de mais avançado em termos de logística, incorporando as novas tecnologias às suas operações e ao seu portfólio de produtos e serviços. Os armários inteligentes são a materialização da promessa de oferecer praticidade, conveniência e segurança.

Floriano Peixoto, presidente dos Correios

Como funcionam os armários inteligentes dos Correios?

Para usar o locker, o cliente precisa acessar o app ou site dos Correios e verificar o CEP exclusivo do armário inteligente. Esse dado pode ser utilizado para a realização de uma compra na internet. No campo “complemento”, é necessário adicionar o CPF ou CNPJ, para que seja possível retirar a encomenda depois.

Quando o carteiro levar a sua encomenda ao locker, você receberá um aviso por SMS com instruções sobre a retirada (o prazo para isso é de até três dias corridos). Não há custo adicional ao frete. Cada locker tem, no mínimo, 40 gavetas de tamanhos variados.

Onde encontrar os lockers dos Correios no RJ?

Inicialmente, a operação conta com três armários inteligentes posicionados na Central do Brasil, na Av. Presidente Vargas e em Niterói. Os endereços são:

  • Central do Brasil – Praça Cristiano Otoni, s/n, Centro – CEP 20221-989.
  • Presidente Vargas – Av. Presidente Vargas, 3077, Cidade Nova – CEP 20211-989.
  • Niterói – Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói – CEP 24020-989.

Correios planejam expansão em 2021

De acordo com a estatal, até o fim do primeiro semestre de 2021, 53 armários estarão funcionando no estado do RJ e 10 no DF. Os Correios também prometem expansão para as principais cidades do país, e planejam a inclusão de novas funções aos lockers, como a postagem de objetos diretamente pelos armários e a devolução por logística reversa.

Com informações: Correios

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados