Início » Jogos » Como jogar Battlefield V [Guia para Iniciantes]

Como jogar Battlefield V [Guia para Iniciantes]

Confira nossas dicas e aprenda como jogar Battlefield V, o 16º capítulo da franquia de FPS da EA, disponível no Xbox Game Pass

Ronaldo Gogoni Por

Battlefield V, o 16º jogo da franquia de FPS da EA, chegou em novembro de 2018 para múltiplas plataformas e em novembro de 2020 desembarcou no Xbox Game Pass, com a integração do EA Play ao serviço. O título volta à Segunda Guerra Mundial e conta com mudanças significativas na mecânica e narrativa. Acompanhe nosso guia e saiba como jogar Battlefield V a seguir.

Battlefield V (Imagem: Divulgação/EA DICE/Electronic Arts)

Battlefield V (Imagem: Divulgação/EA DICE/Electronic Arts)

1. O que é?

Battlefield V é o 16º jogo da franquia de FPS da EA, e leva a série de volta às suas origens ao ser ambientado na Segunda Guerra Mundial. Ele conta com narrativas menos conhecidas no modo single player, com histórias da resistência norueguesa e da Infantaria Tirailleur senegalesa.

O multiplayer traz os modos Operações Grandiosas, Cada Equipe Por Si, Conquista, Dominação e Ruptura e Linhas de Frente, com diversas opções de modo de jogo e customização para personagens e equipamentos. Os combates são mais reais, sem recursos de cura automática e outras facilidades, de modo a reproduzir confrontos próximos dos reais.

2. Em que plataformas está disponível?

Battlefield V foi lançado em novembro 2018 para PS4, Xbox One e Windows (Origin e Steam), além de poder ser jogado no PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Assinantes do EA Play têm acesso a todos os conteúdos de Battlefield V (o jogo não possui DLCs ou passes de temporada), o que inclui jogadores dos consoles Xbox ou Windows que assinem o Xbox Game Pass Ultimate, já que o serviço da Electronic Arts foi integrado ao da Microsoft em novembro de 2020.

3. Quais os requisitos para jogar Battlefield V?

A versão para Windows de Battlefield V é um jogo relativamente exigente. Mesmo nas configurações mínimas, ele pede componentes recentes e mais potentes, de modo a fornecer uma experiência fluida e satisfatória.

Confira a seguir as configurações mínimas e recomendadas:

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core i5-6600K ou AMD AMD FX-8350 Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 3 1300X
Memória RAM 8 GB 12 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050, GTX 660 2 GB, AMD Radeon RX 560 ou Radeon HD 7850 2 GB Nvidia GeForce GTX 1060 6 GB ou AMD Radeon RX 580 8 GB
Espaço em disco 50 GB 50 GB
Sistema operacional Windows 7, 8.1 ou 10 de 64 bits Windows 10 de 64 bits

4. O binóculo é essencial

Battlefield V (Imagem: Reprodução/EA DICE/Electronic Arts)

Battlefield V (Imagem: Reprodução/EA DICE/Electronic Arts)

Em jogos anteriores da série Battlefield, para marcar um inimigo no mapa você só precisava mirar nele com sua arma, e então apertar o botão correspondente. Em Battlefield V, isso não é mais possível.

Para marcar os inimigos, você é obrigado a equipar o binóculo para observar a área ao seu redor, localizar adversários e só então, apontar onde eles estão para os membros de seu esquadrão. O acessório é exclusivo da classe Batedor, e não pode ser usado pelos demais. Por isso mesmo, é importante entender as características de cada classe, de modo a ser mais efetivo ao jogar em um esquadrão com amigos.

5. Construa e se proteja

Battlefield V (Imagem: Divulgação/EA DICE/Electronic Arts)

Battlefield V (Imagem: Divulgação/EA DICE/Electronic Arts)

Acredite se quiser, mas Battlefield V aprendeu algumas coisinhas com Fortnite. Uma das novas mecânicas introduzidas foi a de construção, reforço e destruição de postos fortificados, em pontos específicos de cada mapa. Ao capturar uma posição, use seu martelo e a interface de jogo irá mostrar o que você pode fazer.

Qualquer classe é capaz de construir fortificações, mas o Suporte o faz em metade do tempo padrão. Dito isso, saiba quando é o melhor momento para construir ou ignorar um posto avançado, dependendo do modo de jogo escolhido.

6. Use as estações de suprimentos

Battlefield V (Imagem: Reprodução/EA DICE/Electronic Arts)

Battlefield V (Imagem: Reprodução/EA DICE/Electronic Arts)

Battlefield V não conta com o recurso de autocura, assim, você terá que vasculhar o cenário atrás de kits de primeiros-socorros para se curar. Da mesma forma, a munição de início é bem limitada após um respawn, e não é muito inteligente entrar num confronto logo após reviver.

É importante ficar atento para as estações de suprimentos, tanto as de energia quanto as de munição, e memorize onde elas estão no mapa, pois não há muitas delas. Sempre que precisar, trace uma rota segura até eles para se curar e recarregar suas armas.

7. Especialização é a chave

Battlefield V (Imagem: Reprodução/EA DICE/Electronic Arts)

As armas e veículos de Battlefield V possuem uma opção extra de customização, chamada especialização. Como o nome sugere, ela permite que você altere profundamente as características de um equipamento, para que ele se adeque às suas necessidades. Cada arma e veículo possui uma árvore de especialização, em que você pode escolher caminhos diferentes.

Por exemplo, a metralhadora MG42 pode ser equipada com um pente maior e uma cadência de tiro mais rápida, para ser usada como uma arma de supressão poderosa, enquanto que o rifle de ação Kar98k suporta mira de longa distância e um adicional de dano, e se transforma em um rifle de precisão muito bom.

Quanto aos veículos, é possível por exemplo remover as sirenes do bombardeiro alemão Stuka, as infames “trombetas de Jericó“, para deixá-lo menos barulhento. Especializações consomem Battlefield Coins, a moeda ingame, e devem ser consideradas com atenção, antes de modificar permanentemente um equipamento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando