WhatsApp bate recorde de chamadas de voz e vídeo no Ano Novo

Durante virada de 2020 para 2021, WhatsApp registrou mais de 1,4 bilhão de chamadas de voz e vídeo no mundo todo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chamada no WhatsApp (imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Chamada no WhatsApp (imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Em um ano marcado pelas recomendações de distanciamento social, o uso de plataformas de mensagens para as felicitações de Ano Novo cresceu — e muito. Prova disso é que, durante a virada de 2020 para 2021, o WhatsApp bateu seu recorde de chamadas de voz e vídeo.

A informação vem do Facebook, que lembra que todo final de ano resulta em picos de uso do WhatsApp, Instagram Direct e Facebook Messenger. Só que o último ano foi diferente: em função da pandemia de COVID-19, essas plataformas registraram vários picos de mensagens e chamadas desde março de 2020.

Como muita gente seguiu as recomendações de ficar em casa no final do ano, nada mais natural que novos picos fossem percebidos nessa época. Falando especificamente do WhatsApp, o Facebook destacou que o serviço registrou mais de 1,4 bilhão de chamadas de voz e vídeo durante o Ano Novo.

Nunca a plataforma havia registrado um volume tão grande de ligações em um único dia. Ainda de acordo com o Facebook, esse total representa um aumento de mais de 50% em relação ao número de chamadas registrado na virada de 2019 para 2020.

É claro que um volume tão grande de chamadas poderia resultar em instabilidades na plataforma. Prevendo que o final de ano seria bastante movimentado e, portanto, desafiador, o Facebook deixou equipes de engenharia de prontidão em suas várias plataformas para atuar imediatamente contra qualquer incidente.

Deu certo. Além das mais de 1,4 bilhão de chamadas de voz e vídeo no WhatsApp, o Facebook viu o Messenger registrar recorde de videochamadas em grupo (para três pessoas ou mais) nos Estados Unidos durante um único dia.

Os números dessa medição não foram revelados, mas a companhia destacou que em Nova York, por exemplo, houve duas vezes mais chamadas de vídeo na plataforma do que a média.

Além disso, Facebook e Instagram registraram, juntos, mais de 55 milhões de transmissões ao vivo (lives) em todo o mundo na véspera de Ano Novo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados