Início » Aplicativos e Software » O que é o Google Mars?

O que é o Google Mars?

Saiba o que é o Google Mars; a ferramenta criada em parceria com pesquisadores da NASA mostra detalhes do solo de Marte

Wagner PedroPor

É possível explorar diversas regiões da Terra no Google Earth. Mas você sabia que o gigante das buscas também tem uma página dedicada a Marte? Seguindo o mesmo princípio, o site permite que qualquer pessoa conheça mais detalhes do planeta vermelho. Abaixo, vou explicar o que é o Google Mars e te mostrar como acessá-lo.

Marte (Imagem: 16853182/Pixabay)

Marte (Imagem: 16853182/Pixabay)

O que é e como funciona o Google Mars

Como mencionei anteriormente, o Google Mars é uma espécie de Google Earth de Marte. Essa ferramenta foi criada pelo Google em parceria com pesquisadores da NASA para permitir que pessoas interessadas conheçam determinadas áreas do planeta vermelho. Apesar de não mostrar tantos detalhes como na Terra (pelo menos por enquanto), essa é uma boa ferramenta de exploração.

O site entrega três modos de exibição de mapas: elevação, visível e infravermelho. O primeiro mostra um mapa de relevo, que tem uma legenda de cores para cada faixa de altitude no canto inferior esquerdo, ajudando os usuários a estimar a altitude do mapa. Esse modo foi criado com base nos dados do Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA), um instrumento usado para criar mapas topográficos que pertenceu a sonda espacial Mars Global Surveyor, que esteve na órbita de Marte entre 1997 e 2006.

No modo “Visível”, você consegue ver a aparência real de Marte. Os desenvolvedores decidiram representar o planeta na cor cinza, pois segundo eles, essa tonalidade consegue exibir mais detalhes da superfície. As imagens foram obtidas pela Mars Orbiter Camera (MOC), que também pertenceu a sonda espacial Mars Global Surveyor.

Por fim, o modo “Infravermelho” exibe imagens infravermelhas obtidas pelo Thermal Emission Imaging System (THEMIS), uma tecnologia da Mars Odyssey, espaçonave em órbita no planeta desde 2001. Esse mapa mostra zonas mais quentes em cinza claro, enquanto que as mais frias estão em cinza escuro. Quanto as partes douradas, elas representam uma área de alta resolução criada pelos próprios desenvolvedores para exibir detalhes precisos do solo.

Como acessar o Google Mars

Em primeiro lugar, devo alertar que o site está em inglês. Felizmente, o Google criou uma interface simples e intuitiva, então o idioma diferente não deve atrapalhar na usabilidade. Outro ponto que merece atenção é que o Google Mars pode ser acessado em qualquer navegador, tanto do PC quanto do celular. Veja abaixo como fazer isso:

  1. Abra o navegador e acesse google.com/mars;
  2. Escolha o modo de exibição no canto superior esquerdo;
  3. Role o scroll do mouse para dar zoom ou faça o gesto de pinça na tela do celular.

Pronto, agora você já sabe o que é o Google Mars e como acessá-lo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando